top of page

Doença arterial pode desencadear sinal de alerta nos pés. Entenda



Cerca de 40% da população brasileira têm colesterol elevado, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A condição de saúde, que consiste na alta densidade de gordura no sangue, pode originar outras doenças vasculares.


Uma delas é a doença arterial periférica, considerada uma condição silenciosa, já que seu desenvolvimento é quase imperceptível. Ela ocorre quando uma artéria se estreita aos poucos, muitas vezes pelo acúmulo de colesterol, dificultando o fluxo de sangue. Para evitar piores consequências, vale ficar atento aos sinais de alerta da doença, como as unhas quebradiças.


“O colesterol alto é um fator de risco para a doença arterial periférica. Com o entupimento dos vasos sanguíneos, menos sangue chega aos pés, o que faz com que as unhas fiquem quebradiças e/ou cresçam lentamente”, alerta o cardiologista Fabrício da Silva, do Hospital DF Star.


Porém, as unhas quebradiças também sinalizam outras doenças metabólicas, como ácido úrico alto, diabetes e pressão alta. Portanto, é preciso reconhecer outros sintomas da doença arterial periférica, como:


  • Diminuição da incidência de pelos nas pernas;

  • Cãibras nas pernas;

  • Dor ao caminhar;

  • Cicatrização lenta.


Diagnóstico e controle


Diante dos sinais de alerta, a cardiologista Érica Cabral, que atende no Distrito Federal, pede que as pessoas não se automediquem e procurem um médico. “Em caso de sintomas, vá ao hospital o mais rápido possível para a aferição da dosagem de colesterol total por meio de exames”, diz.


Já que o problema é a dificuldade vascular, o controle da doença passa por aumentar o fluxo sanguíneo por meio de medicamentos e/ou exercícios físicos regulares. Os especialistas podem pedir ainda que, se for o caso, o paciente pare de fumar e evite o calor, que causa o estreitamento dos vasos sanguíneos.


Fonte: Metrópoles

2 visualizações0 comentário
bottom of page