Covid e gripe: óleos essenciais podem amenizar sintomas respiratórios


 
 

O ano de 2022 começou com um aumento de contaminações por Covid-19 e influenza no Brasil. Ambas as doenças vêm causando preocupação e apresentam sintomas muito parecidos, como tosse, falta de ar e coriza. A recomendação de tratamento é a convencional (muitos líquidos, alimentação saudável e, se necessário, medicação com orientação do profissional de saúde), mas os pacientes podem contar ainda com uma ajuda complementar: a aromaterapia.


A aromatologista Lígia Finotti explica que, ao inalar os óleos essenciais, as moléculas entram rapidamente na corrente sanguínea, além de serem captadas pelo nervo olfativo, agindo diretamente no cérebro. Esse mecanismo permite o uso da terapia para o tratamento de diversas doenças, sejam elas respiratórias ou mentais, como ansiedade e depressão.


“Os óleos essenciais têm despertado o interesse das pessoas no mundo todo, inclusive, diversos países já adotaram a aromaterapia como protocolo dentro dos sistemas de saúde”, afirma a especialista.

Tratamento com óleos essenciais


Para quem está com sintomas de Covid, ou de gripe, como tosse e coriza, a aromatologista recomenda um blend de óleos essenciais à base de eucalipto.


“A mistura entre eucalipto staigeriana e eucalipto glóbulos funciona como uma versão natural do Vicky. Para esta preparação, adicione em 95% de óleo vegetal (azeite de oliva, óleo de amêndoas ou girassol), 1% de vitamina E, que é antioxidante; 2% de óleo essencial de eucalipto staigeriana e 2% de óleo essencial de eucalipto glóbulos”, recomenda Lígia.


Em caso de tosse, a aplicação pode ocorrer no peitoral, nas costas e nas solas dos pés antes de dormir. Para dores de cabeça, passe a mistura nas têmporas. Essa receita também pode ser usada para dores musculares.


Já para pacientes que sofrem reflexos pós-Covid, como esquecimento e perda de olfato, a especialista recomenda o uso de um inalador ou difusores de ambiente, podendo ser a versão à seco quanto a que é colocada na tomada, que precisa ser diluída em uma parte de água.

“Dentro do difusor coloque sete gotas de óleo essencial de cravo da índia e uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta. O cravo da índia é excelente estimulador da memória”, afirma. “Outra técnica interessante é a sauna seca, que consiste em pegar um lenço de tecido limpinho e colocar umas gotinhas de óleo essencial para a pessoa inalar”, ensina a profissional.

O que é aromaterapia


A aromaterapia, segundo Finotti, é uma terapia complementar totalmente natural que faz uso de compostos bioativos presentes nos óleos essenciais para promover uma melhoria no bem-estar físico e emocional das pessoas.


De acordo com ela, os óleos essenciais são substâncias metabólicas secundárias produzidas pelas plantas com o objetivo de interagirem com o meio ambiente. Quando esses óleos são extraídos, é possível aplicá-los de forma terapêutica.


Fonte: Metrópoles

6 visualizações0 comentário