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'Corro devagar porque já tive pressa': as vantagens da corrida vagarosa



Por que correr? Eu me faço essa pergunta enquanto amarro meus sapatos, enquanto enfrento um morro que se aproxima, enquanto peço mais uma volta para minhas panturrilhas doloridas. A resposta óbvia é que corremos para ser saudáveis, para melhorar o nosso sistema cardiovascular e o nosso humor, para nos tornarmos mais fortes e em forma. Mas às vezes parece que a verdadeira razão pela qual corro é para melhorar a corrida. Corro para poder correr mais.

É por isso que fiquei surpreso quando li sobre estudos recentes mostrando que você não precisa correr muito, ou muito rápido, para obter grandes benefícios à saúde. “Correr, mesmo que seja de 5 a 10 minutos ao dia e em velocidades lentas menores que 9 km/h, está associado a riscos significativamente reduzidos de morte por todas as causas e doenças cardiovasculares”, concluiu um estudo, publicado no Journal of the American College of Cardiology.

Eu não deveria estar surpreso com isso. Em agosto, um estudo descobriu que caminhar distâncias relativamente curtas estava associado à redução do risco de mortalidade. Já falamos há muito tempo sobre treinos de seis minutos e treinos de 11 minutos e como fazer o treino mais curto humanamente possível e ainda assim colher benefícios. Mas a corrida, em particular, parece intrinsecamente ligada a questões de resistência, de coragem e compromisso e até de retidão moral. “Correr é mais do que um esporte ou uma forma de exercício, uma paixão ou um passatempo. É uma questão de identidade”, declarou um corredor num ensaio no Runner's World, um sentimento expresso em quase cada um dos um milhão de ensaios que li enquanto refletia sobre este tópico.

Corro com bastante regularidade, mas certamente não é fundamental para minha identidade. Isto não é, apresso-me a acrescentar, por falta de tentativa. Comecei a correr porque queria recuperar a prática dos meus tempos de escola primária, quando o Teste de Aptidão Presidencial — e a sua maior glória, a corrida de uma milha (1,6 km) — era aceite como uma medida significativa do valor de uma criança. Continuei correndo porque queria acessar a iluminação que os corredores parecem alcançar, cultivar uma atividade solo de baixa tecnologia que melhoraria todos os aspectos do meu ser e, talvez, me desse o direito a um pouco da presunção que tantos corredores irradiam.

A necessidade de correr mais rápido e por mais tempo sempre pareceu um dado adquirido se quiséssemos assumir todas as vantagens inerentes à atividade. Depois de aprender sobre as virtudes do curto prazo, esta semana decidi correr curto e devagar. Parecia bobagem vestir trajes de “desempenho” para uma apresentação que dificilmente provocaria suor.

Trotei pelo parque por uns bons 20 minutos, e meu andar era tão abatido que quase tropecei em uma raiz. Progredi tão lentamente que consegui fazer contato visual prolongado com uma mulher sentada em um banco segurando um bebê. “Por que você está correndo nesse ritmo indistinto?”, seu olhar parecia perguntar. “Por que ela não consegue ver que estou efetivamente reduzindo meu risco de mortalidade?”, eu me perguntei, estupidamente.

Não me senti particularmente realizada depois do meu trabalho árduo (uma corrida lenta). No entanto, percebi o quão significativas as descobertas desses estudos poderiam ser para aqueles que evitam correr porque não são capazes de aguentar longos períodos correndo.

Programas para iniciantes, como “Couch to 5K” e “None to Run”, assumem que cinco quilômetros, ou correr por 25 minutos, são metas sensatas e alcançáveis. Mas um programa “Do Sofá para 5 Minutos” seria ainda mais viável, um ponto de referência salutar ou mesmo um objetivo em si mesmo. E para aqueles que já correm regularmente, que ainda podem repreender-se por não serem suficientemente rápidos, fortes ou empenhados o suficiente, as conclusões destes estudos poderão diminuir parte desse peso psíquico.


Fonte: O Globo

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