top of page

Copa do Mundo: confira 7 benefícios do futebol para a saúde



A Copa do Mundo de 2022 trouxe de volta a paixão nacional pelo futebol. O esporte é o mais praticado no Brasil e, segundo o Ministério do Esporte, 15,3 milhões são adeptos à modalidade, o equivalente a 39,3% dos 38,8 milhões de todos os atletas amadores e profissionais brasileiros.


Além de ser amado por muitos, o futebol apresenta diversos benefícios para a saúde. De acordo com o educador físico Victor Escobar, a atividade é considerada completa e com alto gasto calórico, pois exige dos praticantes movimentos intensos e variados, como corridas, chutes, giros, saltos e mudanças de direção.


Por isso, a modalidade é considerada uma excelente forma de emagrecimento, aumento da massa muscular e melhoria da forma física, mental e social.


“Em mulheres, o esporte ajuda ainda na prevenção da osteoporose e ameniza os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM)”, diz o educador físico.


O especialista apresenta sete benefícios a médio e longo prazos do futebol. São eles:


  1. Melhor concentração;

  2. Ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade;

  3. Auxilia no fortalecimento dos músculos;

  4. Melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea;

  5. Incentiva o trabalho em equipe e socialização;

  6. Melhora na qualidade do sono;

  7. Ajuda a desenvolver as capacidades motora e aeróbica.


Existem também vantagens como melhoria da força, velocidade, flexibilidade, coordenação e resistência.


“Para alcançar todos os benefícios, é recomendado praticar o futebol por pelo menos 30 minutos e de duas a três vezes por semana”, indica o profissional.


Cuidados necessários


Assim como em qualquer atividade física, no futebol também é necessário que os praticantes tomem algumas medidas para prevenção de lesões, como usar calçado adequado ao piso onde irá jogar, além de fazer aquecimento e alongamento.


De acordo com Escobar, antes de aderir à modalidade é necessário consultar um profissional de educação física para receber as orientações de como praticar o esporte e manter a saúde e a integridade física.


Fonte: Metrópoles

2 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page