A Copa do Mundo de 2022 trouxe de volta a paixão nacional pelo futebol. O esporte é o mais praticado no Brasil e, segundo o Ministério do Esporte, 15,3 milhões são adeptos à modalidade, o equivalente a 39,3% dos 38,8 milhões de todos os atletas amadores e profissionais brasileiros.
Além de ser amado por muitos, o futebol apresenta diversos benefícios para a saúde. De acordo com o educador físico Victor Escobar, a atividade é considerada completa e com alto gasto calórico, pois exige dos praticantes movimentos intensos e variados, como corridas, chutes, giros, saltos e mudanças de direção.
Por isso, a modalidade é considerada uma excelente forma de emagrecimento, aumento da massa muscular e melhoria da forma física, mental e social.
“Em mulheres, o esporte ajuda ainda na prevenção da osteoporose e ameniza os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM)”, diz o educador físico.
O especialista apresenta sete benefícios a médio e longo prazos do futebol. São eles:
Melhor concentração;
Ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade;
Auxilia no fortalecimento dos músculos;
Melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea;
Incentiva o trabalho em equipe e socialização;
Melhora na qualidade do sono;
Ajuda a desenvolver as capacidades motora e aeróbica.
Existem também vantagens como melhoria da força, velocidade, flexibilidade, coordenação e resistência.
“Para alcançar todos os benefícios, é recomendado praticar o futebol por pelo menos 30 minutos e de duas a três vezes por semana”, indica o profissional.
Cuidados necessários
Assim como em qualquer atividade física, no futebol também é necessário que os praticantes tomem algumas medidas para prevenção de lesões, como usar calçado adequado ao piso onde irá jogar, além de fazer aquecimento e alongamento.
De acordo com Escobar, antes de aderir à modalidade é necessário consultar um profissional de educação física para receber as orientações de como praticar o esporte e manter a saúde e a integridade física.
Fonte: Metrópoles
Comentarios