top of page

Conheça a vacina da Covid que promete ser acessível ao mundo inteiro


 
 

Mesmo com quase dois anos de pandemia de Covid-19, a procura por vacinas mais acessíveis e baratas continua. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, o surgimento da variante Ômicron é causado pela desigualdade no acesso aos imunizantes.


Para evitar isso, uma nova fórmula está sendo criada. A Corbevax, apelidada de “vacina do mundo”, está sendo desenvolvida pelo Hospital Infantil do Texas para a farmacêutica indiana Biological E. Limited. O produto é um imunizante de subunidade proteica, ou seja, ativa a resposta imunológica usando um pedaço inofensivo da proteína do coronavírus.


A Corbevax já recebeu a aprovação de autorização para uso emergencial na Índia e deve ser lançada também em outros países. Especialistas do Hospital Infantil do Texas afirmam que, usando uma tecnologia tradicional baseada em proteínas recombinantes, sua produção em larga escala é amplamente acessível para imunizar a população do mundo inteiro, já que as fábricas para a produção deste tipo de fórmula já existem.


Os pesquisadores não pretendem registrar patente ou lucrar com a fabricação da vacina — a ideia é baratear o processo o máximo possível.


Até o início de dezembro de 2020, mais de um bilhão de doses foram administradas na Europa, com a cobertura vacinal chegando a 53,5%. Na África, entretanto, o esquema vacinal completo inclui 103.152.223 pessoas, apenas 8,5% de cobertura em uma população de mais de 1,2 bilhão.


Acessibilidade


“Este anúncio é um importante primeiro passo para vacinar o mundo e parar a pandemia. Nossa tecnologia de vacinas oferece um caminho para enfrentar uma crise humanitária em desdobramento, ou seja, a vulnerabilidade que os países de baixa e média renda enfrentam contra a variante Delta”, disse o médico Peter Hotez para o site do hospital.

O especialista, que trabalha no desenvolvimento da Corbevax, aponta que o uso dessa vacina também pode evitar o surgimento de novas variantes e evitar outras ondas globais da pandemia. O desenvolvimento do produto recebeu doações da Fundação Bill e Melinda Gates, do governo da Índia e outros centro filantrópicos do mundo.


“Ao longo dos anos, trabalhamos para tornar as vacinas de qualidade e produtos farmacêuticos acessíveis às famílias de todo o mundo. Com isso como pano de fundo, resolvemos desenvolver uma vacina contra a Covid-19 que seja acessível e eficaz. Agora se tornou realidade”, disse Mahima Datla, diretora executiva da Biological E. Limited.


Para Maria Bottazi, que também auxilia a produção do Corbevax, esta vacina “preencherá a lacuna de acesso criada pelas tecnologias de vacinas mais caras e mais novas e que hoje ainda não são capazes de ser rapidamente dimensionadas para a produção global”.


Estudos clínicos


Os fabricantes da Corbevax consideraram o imunizante seguro e eficiente após a conclusão de dois ensaios clínicos da Fase III envolvendo mais de 3.000 indivíduos. Contra a primeira cepa de Covid-19, a vacina demonstrou resposta imune superior a 90% para prevenção de infecções sintomáticas.


Em relação à Delta, o resultado foi maior que 80%. Além disso, nenhum dos participantes teve eventos adversos graves. “As vacinas à base de proteínas têm sido amplamente utilizadas para prevenir muitas outras doenças, têm registros de segurança comprovados e usam economias de escala para alcançar baixo custo em todo o mundo”, ressalta Bottazi.


Fonte: Metrópoles

6 visualizações0 comentário
bottom of page