top of page

Confira 3 tipos de alimentos essenciais para turbinar o treino



Se você está querendo melhorar sua performance esportiva, ganhar músculos ou emagrecer praticando atividades físicas, deve estar atento ao que come antes e depois dos exercícios. Especialistas ensinam que os alimentos escolhidos para nutrir o corpo são tão importantes quanto a rotina de treinos.


A nutricionista Mariana Melendez Araújo afirma que, para manter a energia em alta e ganhar músculos, não é necessário dietas mirabolantes. É imprescindível, no entanto, incluir carboidratos e fontes de proteína no pré e no pós-treino. Os carboidratos darão energia para a realização dos exercícios, enquanto as proteínas otimizarão os resultados.


“A alimentação é fundamental para garantir energia suficiente para que o indivíduo tenha o máximo de desempenho no treino, além de ter a função, no pós-treino, de reabastecer os nutrientes que foram utilizados”, explica Mariana.

A profissional também sugere o acréscimo de bebidas estimulantes, como o café e o chá verde, que vão dar o ânimo necessário para a realização de atividades físicas.


Quando comer?


Mariana explica que a alimentação não deve ser feita muito antes do início do treino e nem muito perto. Ela acrescenta que a realização de atividade física em jejum não é recomendável, mesmo que o objetivo seja emagrecer. “É importante comer alguma coisa, justamente para que o corpo tenha a energia necessária para desempenhar as atividades”, afirma. Em caso de pressa, a sugestão é que a pessoa opte por uma fruta.


Veja quais são os alimentos essenciais para turbinar o treino:


  1. Bebidas com cafeína: a ingestão de cafeína é importante para o pré-treino. A cafeína é termogênica, aumenta a energia durante os exercícios, minimiza a fadiga e auxilia na perda de gordura.

  2. Fonte proteica: alimentos como whey protein, ovo, iogurtes e queijos magros ajudam o corpo a manter os níveis de açúcar do sangue estáveis durante o exercício, além de reporem a energia no pós.

  3. Carboidratos: Frutas, pães, mandioca e batata devem ser consumidos tanto no pré quanto no pós-treino. Esse grupo de alimentos vai garantir energia rápida para que você mantenha a disposição e melhore a performance.

Fonte: Metrópoles

5 visualizações0 comentário
bottom of page