Como manter o foco na dieta? Endocrinologista revela 5 dicas especiais


 
 

Saber como manter o foco na dieta, principalmente após as famosas promessas da virada do ano, é o desejo de muitas pessoas. É inegável que janeiro é a porta de entrada para um novo ciclo e terreno fértil para traçar objetivos e iniciar projetos. Um deles, sempre muito popular, é o de apostar em hábitos alimentares mais saudáveis para, enfim, conquistar um físico mais atlético.


No entanto, após os primeiros dias do ano, é natural que toda essa motivação comece a perder força. E aquele desejo de emagrecer, aos poucos, é abandonado. Para evitar que isso ocorra, a endocrinologista, Dra. Thais Mussi, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), separou cinco dicas valiosas sobre como manter o foco na dieta. Confira:


Como manter o foco na dieta


1 – Vai com calma


Trace metas realistas. “Quando definimos metas, o processo ganha um objetivo e, quando dividimos uma grande meta em menores, fica mais fácil atingir o objetivo e isso faz um reforço positivo no nosso cérebro a cada conquista”, garante Thais.


2 – Valorize cada conquista


Foque nas mudanças positivas. Já diz o ditado: “Feito é melhor que perfeito!”. “Ponha sua atenção nos benefícios e naquilo que já conseguiu mudar, ao invés de se lamentar pelo que ainda não foi atingido. Exemplo: ainda não está comendo frutas e verduras adequadamente, mas, já aumentou o consumo de água? Ótimo!”, conta a médica.


3 – Esqueça a balança


Tire o foco do peso. É legítimo querer emagrecer, mas, quando nossa saúde paga o preço – seja fazendo muitas restrições ou dietas desequilibradas – o resultado é desastroso. “Emagrecer é consequência de uma mudança de comportamento. Ponto final”, resume a endocrinologista.


4 – Cuidado com a autocritica


Evite comentários depreciativos sobre sua nova jornada. Tente focar em aspectos positivos e cultivar o amor-próprio, independente das dificuldades. Dessa maneira, além de não se sabotar, você ainda consegue prevenir possíveis frustrações. Lembre-se que o processo é lento e gradativo.


5 – Paciência é o segredo do sucesso


É preciso ter um bom relacionamento com a comida. Dietas radicais e agressivas dificilmente funcionam à longo prazo. “Essa nova relação com os alimentos é um processo mais duradouro que buscar a perda rápida de peso. Mudanças progressivas e duradouras são mais sustentáveis”, finaliza a Dra. Mussi.


Fonte: Saúde em Dia

0 visualização0 comentário