top of page

Casca de banana no rosto funciona como 'Botox'? Entenda o que especialista diz sobre a nova tendência nas redes



A casca de banana é conhecida por seus diversos benefícios alimentares, tendo os mesmos nutrientes presentes na polpa da fruta, com a inclusão dos compostos fenólicos (substâncias que ajudam a combater os radicais livres e o envelhecimento precoce da célula) e fitoquímicos (substâncias anti-inflamatórias). No TikTok, usuários afirmam que, aplicada diretamente ao rosto, ela tem um efeito antienvelhecimento.


Katie Jane Hughes, de Nova Ioque, nos Estados Unidos, compartilhou um vídeo no qual experimenta utilizar a nova tendência para testar se o efeito "Botox natural" funciona.

— Eu sinto que a minha pele ficou mais macia e certamente mais repuxada. Vou tentar novamente com certeza — afirma a maquiadora.


Assim como ela, outras usuárias compartilharam sua experiência utilizando a casca da fruta. No entanto, para Geeta Yadav, dermatologista de Toronto, no Canadá, embora as cascas de banana tenham propriedades antimicrobianas, os benefícios são tão pequenos que é improvável serem percebidos.


Outro ponto rebatido pela especialista é a associação da casca com a toxina botulínica, mais conhecida como Botox, utilizada em procedimentos estéticos para impedir a contração da musculatura do rosto, evitando, assim, a formação de rugas e marcas de expressão.

— Não existe nenhum suplemento tópico ou alimentar que dê o mesmo efeito que o Botox quando é injetado — explica a especialista, em outro vídeo postado na plataforma.


Casca de banana na alimentação


De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a banana é a fruta favorita dos brasileiros. O seu consumo médio da fruta é de 16,3 gramas por dia, quase 15 vezes maior do que o consumo diário do abacaxi (1,1 grama). Mas muitas vezes, a casca é descartada.


Para os benefícios serem obtidos, ela pode ser inserida na rotina através da alimentação. Vegetarianos e veganos costumam ser adeptos de seu uso em diversas receitas. Na panela, temperada com sal, páprica, pimenta e outros temperos, ganha uma textura e aparência de carne. Seu uso, porém, é incentivado em qualquer tipo de dieta.


— As pessoas perguntam: "ai, eu preciso comer tudo com casca?". De preferência, sim. As fibras insolúveis, por exemplo, também são encontradas na polpa, mas estão mais concentradas na casca — ressalta Priscilla Primi, nutricionista e colunista d'O Globo.


Fonte: O Globo

3 visualizações0 comentário
bottom of page