top of page

Campanha na Bahia quer acabar com a ‘letra de médico’


 
 

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) criaram uma campanha que pretende acabar com um dos maiores estereótipos da medicina, a “letra de médico”.


A parceria visa conscientizar os médicos sobre a importância da letra legível na prescrição de medicamentos. Muitas vezes, a letra estranha dos médicos acontece por conta do fluxo de pacientes em hospitais e clínicas, ou por uma caligrafia ruim, porém, causa problemas aos pacientes.

Baixa adesão da receita eletrônica


Não é incomum chegar a uma farmácia e os atendentes não entenderem muito bem o que está escrito na receita, seja a dosagem, seja o medicamento. E mesmo com a possibilidade de digitar os medicamentos em um editor de texto e imprimir a receita, muitos médicos ainda preferem fazer o receituário à mão.


“Apesar de muitos médicos já terem adotado a receita eletrônica, sabemos que essa não é uma realidade de todos, principalmente no serviço público”, declarou o presidente do Cremeb, Otávio Marambaia. “Por isso, conclamamos os colegas para terem cuidado com a escrita, de modo que não suscite dúvidas”.

Letra de médico é ilegal


Apesar de comum, a letra de médico, em tese, é algo ilegal, já que a Lei 5991/73, que foi alterada pela Lei 14.063/2020, que regula a redação de receitas médicas. Segundo a legislação, a receita deve ser legível, sem abreviações e sempre observando a nomenclatura e o Sistema Internacional de Medidas.


O Capítulo III do Código de Ética Médica também orienta que as receitas devem ser escritas com letra legível. O mesmo capítulo determina que o médico não pode receitar, atestar ou emitir laudos de forma codificada ou ilegível.


Segundo o presidente do CRF-BA, Mário Martinelli, a letra de médico pode ser um empecilho para um tratamento com medicamentos bem-sucedido. “Na hora de prescrever medicamentos é importante que a letra seja legível”, declarou Martinelli.


Fonte: Olhar Digital

3 visualizações0 comentário
bottom of page