top of page

Caindo muito? Veja 5 causas comuns para a queda de cabelo



A queda de cabelo é uma queixa bastante comum. Perder alguns fios por dia faz parte de um processo de renovação natural promovido pelo corpo. No entanto, quando o problema se agrava, a indicação é buscar atendimento profissional para investigar se há algo de errado com a saúde.


“O mito de que perder até 100 fios de cabelo por dia é normal não procede. A proporção entre a queda e a reposição do cabelo precisa ser avaliada para garantir que a pessoa está saudável”, explica o médico Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e diretor do Instituto do Cabelo, em São Paulo.

Barsanti sugere que as pessoas confiem na auto percepção e busquem um profissional quando acharem que a queda dos fios está mais acentuada.


Alguns sinais de que o problema merece atenção são o aparecimento de pontos falhos no couro cabeludo ou um aumento na quantidade de fios na escova de cabelo, no ralo do banheiro ou no travesseiro.


Diferenças entre homens e mulheres


O especialista explica que a perda de fios pode ser causada por diferentes razões e, muitas vezes, costuma ser multifatorial.


Nas mulheres, doenças da tiroide, síndrome dos ovários policísticos (SOP), distúrbios alimentares, problemas psiquiátricos, estresse e dietas restritivas podem levar à perda de cabelos chamada de eflúvio telógeno. O processo também ocorre após infecções, como a Covid-19.


A alopecia androgenética, um distúrbio do hormônio androgênico dihidrotestosterona (DHT), é outra razão para a queda de cabelos feminina, bem como a alopecia areata, problema que acometeu a atriz Jada Pinkett Smith, esposa do ator Will Smith.


Nos homens, a principal causa para a perda de fios é genética. Oito entre cada dez homens são portadores do gene para a calvície. Outros fatores que causam a perda dos cabelos em homens são desnutrição, alterações metabólicas, uso indiscriminado de anabolizantes, hipo ou hipertireoidismo, alterações psiquiátricas, doenças crônicas e infecções.


Confira algumas causas para a queda dos cabelos


Anemia

A anemia faz com que o corpo receba uma quantidade menor de sangue. Desta maneira, os nutrientes e o oxigênio do corpo acabam não chegando ao couro cabeludo porque órgãos e sistemas vitais são priorizados.


Pós-bariátrica

A queda de cabelo após a cirurgia de redução de estômago é muito comum e ocorre na maioria dos pacientes. As causas são múltiplas: deficiência nutricional, alterações hormonais e intervenções medicamentosas que modificam o comportamento do corpo.


Síndrome metabólica

Disfunções provocadas pelo excesso de peso e sedentarismo, como a alta na taxa de glicose, de triglicerídeos e p baixo nível de HDL, considerado como o colesterol bom, também podem levar à queda dos fios.


Deficiência de vitaminas

Uma alimentação ruim pode estar por trás da queda de cabelo. Deficiências de ferro, selênio, vitamina A, zinco e óleos essenciais, como o ômega 3, são alguns dos problemas nutricionais que impactam a saúde dos fios.


Síndrome do ovário policístico

A SOP causa um desequilíbrio no corpo, elevando os níveis dos hormônios masculinos no corpo feminino. Os níveis elevados desses hormônios provocam a perda de cabelo, diminuindo o crescimento dos pelos no couro cabelo e aumentando o crescimento dos pelos corporais e faciais.


Fonte: Metrópoles

4 visualizações0 comentário
bottom of page