Aprenda a usar frutas cítricas para fortalecer o sistema imunológico


Diante do cenário de aumento nos casos de gripe e da circulação de novas variantes da Covid-19 no Brasil, os cuidados com o sistema imunológico tem preocupado os brasileiros. Pensando nisso, uma opção para aumentar a imunidade e combater os vírus no organismo é por meio da ingestão de alimentos ricos em vitamina C (ou ácido ascórbico), como as frutas cítricas.


Os cuidados com a saúde a partir de uma alimentação saudável, rica em nutrientes, aliada a atividades físicas, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, logo, o combate aos possíveis corpos estranhos no organismo se dá de forma mais eficaz. Com isso, é recomendado apostar em alimentos ricos em vitaminas e minerais que auxiliam nessas funções.


“Quando falamos de desequilíbrio nutricional e alimentos específicos, as deficiências de nutrientes que mais nos causam prejuízo na visão imunológica são a de zinco, selênio, ômega 3, vitamina C, vitamina D e vitamina E”, aponta Izabela Zago, nutricionista da Clínica Corporeum, de Brasília.


A nutricionista Fernanda Vinhal, do Hospital Anchieta de Brasília, alerta que não existe uma receita milagrosa para o sistema imunológico, mas esclarece que ações diárias fazem a diferença no organismo.


“Para este momento, recomendo evitar dietas restritivas, consumir bastante água, apostar em alimentos ricos em vitaminas C e E, além de tomar sol diariamente nos horários recomendados, pois a vitamina D é um grande imunomodulador”, orienta a profissional.


A nutricionista lista alguns hábitos que podem contribuir no aumento da imunidade:

  • Consumir alimentos integrais, proteínas, frutas e vegetais;

  • Consumir a quantidade adequada de calorias;

  • Manter-se ativo;

  • Reduzir o consumo de álcool;

  • Optar pela qualidade do sono;

  • Gerenciar o estresse.

Aposte na vitamina C


No caso da vitamina C, vale destacar que os humanos não conseguem produzi-la por conta própria, diferentemente da maioria dos animais. Porém, ela pode ser encontrada em frutas cítricas ou em pastilhas solúveis e comprimidos. O componente é indispensável na alimentação e possui funções antioxidantes.

Os alimentos ricos em vitamina C, como morango, laranja e limão, ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque combatem os radicais livres, que são prejudiciais quando estão em excesso no organismo e facilitam a instalação de algumas doenças.


Outros benefícios desse nutriente incluem a absorção do ferro no intestino, o controle do colesterol, a manutenção de colágeno no organismo, o estímulo da cicatrização da pele e melhora na circulação do sangue.


A falta grave de vitamina C pode levar a uma doença chamada escorbuto. Os principais sintomas são inflamação das gengivas, mal-estar, hematomas e fraqueza.


Consumo de frutas cítricas


A acerola se destaca como uma das maiores fontes de vitamina C, com 1.505 mg do nutriente em apenas 100 g da fruta , além pequenas quantidades de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selênio, vitamina A e antioxidantes como flavonoides e carotenoides.


O caju também pode ser outra opção. Além da alta concentração de ácido ascórbico, a fruta é rica em nutrientes como proteínas, ferro e sais minerais que impulsionam o funcionamento do organismo.


Famosa quando se fala de vitamina C, a laranja também é rica em vitaminas A e B. A fruta possui agentes bioativos com poder antioxidante e anti-inflamatório.


Tangerina, mamão, goiaba e kiwi também são frutas ricas em ácido ascórbico. Pimentão vermelho, brócolis, repolho e couve-flor são fontes de vitamina C importantes entre as verduras.

As frutas podem ser consumidas inteiras, ou em suco. Confira uma receita rica em vitamina C para aumentar a imunidade:


Suco de cenoura com beterraba

Este suco de cenoura e beterraba é um excelente remédio caseiro para fortalecer o sistema imunológico, pois é rico em betacaroteno e ferro. Além disso, ao se adicionar gengibre ao suco é possível obter uma forte ação anti-inflamatória e antioxidante, que ajuda a prevenir e melhorar problemas respiratórios, como gripe, tosse, asma e bronquite, por exemplo.


Ingredientes

1 cenoura crua; ½ beterraba crua; 1 colher (de sopa) de aveia; 1 cm de raiz fresca de gengibre; 1 copo de água.


Modo de preparo

Lavar, descascar e cortar em pedaços todos os ingredientes. Depois passar na centrífuga ou liquidificador, e misturar bem até obter uma mistura homogênea. O ideal é beber 1 copo deste suco por dia. (Com informação do portal Tua Saúde)


Fonte: Metrópoles

4 visualizações0 comentário