top of page

Aplicativo de médico capixaba dá atendimento gratuito a pessoas com suspeita de Covid-19



Um aplicativo promete ajudar pessoas com sintomas respiratórios ou suspeita de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Idealizado por um médico capixaba, nascido em Guaçuí e formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Telecovid coloca o paciente em contato direto com médicos, que avaliam a gravidade do caso. Todo o serviço é feito de forma gratuita.


O trabalho é feito por cerca de 60 voluntários, entre médicos e estudantes de medicina supervisionados por médicos, que fazem a triagem pelos sintomas relatados pelo paciente. Casos de baixo risco recebem uma orientação automática da plataforma, enquanto as ocorrências de alto risco são direcionadas para o atendimento médico.

O aplicativo pode ser acessado gratuitamente, pelo celular ou pelo computador, através do endereço www.telecovid.com. De acordo com o cardiologista Jamil Cade, idealizador da plataforma, o aplicativo pode ajudar em políticas públicas de enfrentamento da doença.

"A ferramenta reduz a procura a postos de saúde e hospitais em até 95%, ajudando a evitar a transmissão do vírus e a sobrecarga do sistema de saúde. Os dados em tempo real permitem conhecer, em todo território nacional, os locais de maior gravidade e frequência dos casos, contribuindo para medidas de saúde pública”, apontou o cardiologista. Atendimento Os atendimentos médicos, também gratuitos, são realizados todos os dias da semana, das 7h às 19h. Além disso, o usuário pode entrar em contato com os médicos da plataforma a qualquer momento e quantas vezes precisar para tirar dúvidas e relatar possíveis mudanças no quadro. Nos casos graves, um profissional de saúde orienta o paciente sobre o que fazer. “Pacientes de alto risco são encaminhados para uma consulta com profissional de saúde, por telemedicina. Nessa consulta, cerca de 95% das demandas são resolvidas. Os 5% restantes são orientados a procurarem uma consulta presencial”, explicou o cardiologista. Voluntariado Médicos que desejam fazer parte do time de voluntários podem se cadastrar no site www.telecovid.com, na área Quero Ser Herói. A equipe do Telecovid entrará em contato com os inscritos para montar uma escala de atendimento, nos horários mais convenientes para cada voluntário.


Fonte: G1


7 visualizações0 comentário
bottom of page