5 sinais de que você está com o condicionamento físico ruim



A realização de atividades físicas está no topo dos hábitos de saúde recomendados para uma vida longeva e com qualidade. Quando a pessoa é sedentária, torna-se comum que o corpo se comporte de maneira diferente, apresentando mais dores e limitações.


A falta de condicionamento físico pode atrapalhar o cotidiano e potencializar o surgimento de doenças. Negligenciar essa parte da saúde têm consequências imediatas. O corpo dá sinais de que precisa de mais estímulos.


“A pessoa, à medida que vai envelhecendo, deve ir para a academia. A caminhada, por exemplo, contribui para a saúde mental. Exercícios como musculação, alongamento e corrida trarão mais benefícios para manter a mobilidade e aumentar a massa muscular”, afirma o personal trainer Alexandre Augusto Ceniz, que dá aulas particulares em Brasília.

Saiba sinais de que o seu condicionamento físico está ruim:


  • Caminhar arrastando o pés;

  • Tropeçar com frequência;

  • Cair sem um motivo;

  • Ficar com falta ao subir escadas;

  • Sentir dores nas articulações.


Além do sedentarismo, tabagismo, estresse, abuso de álcool, má alimentação e privação de sono derrubam o condicionamento físico e fazem as pessoas se sentirem um pouco mais velhas do que o esperado para a faixa etária delas.


O que fazer para reverter o quadro:


Para recuperar o condicionamento físico, o personal trainer Alexandre Augusto Ceniz sugere ao menos 30 minutos de exercícios físicos cinco vezes por semana. Ele recomenda estímulos diferentes entre os dias e que a musculação seja incluída como atividade prioritária.


“É importante que a pessoa descubra algo que goste e aprenda a encaixar essa atividade em sua rotina de obrigações. A constância garante os resultados esperados”, afirma o educador físico.

Ele acrescenta que é comum que bons hábitos de vida acompanhem essa mudança, como, por exemplo, mais atenção à alimentação e à rotina de sono.


Fonte: Metrópoles

8 visualizações0 comentário