top of page

Wuhan, 1º epicentro da pandemia, pode ter tido o triplo do número oficial de casos de Covid-19


 
 

O número de pessoas infectadas com Covid-19 na cidade de Wuhan, na China - onde o coronavírus foi identificado pela primeira vez - pode ser o triplo do número oficial, aponta um estudo de pesquisadores chineses.


O artigo, publicado pelo período científico "PLOS Neglected Tropical Diseases" nesta quinta-feira (7), analisou amostras de sangue de mais de 60 mil pessoas saudáveis ​​em toda a China, entre março e maio de 2020.

A análise indicou que 1,68% das amostras de pessoas de Wuhan continha anticorpos para o Sars-CoV-2, o vírus causador da Covid-19, contra 0,59% na província de Hubei, onde se localiza Wuhan, e 0,38% no restante da China.

Com base na população de mais de 10 milhões de habitantes da cidade, os pesquisadores estimaram que até 168 mil tenham sido infectados com o coronavírus. O número oficial aponta 50.340 casos de hospitalização.

O estudo sugere que pelo menos dois terços do número total eram assintomáticos e que milhares de pessoas possam ter sido infectadas após a "eliminação" dos casos clínicos, levantando a possibilidade de o vírus permanecer na comunidade por um longo período sem causar internações.

Outra pesquisa, publicada pelo Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em dezembro, apontou uma taxa de prevalência em Wuhan - isto é a porcentagem da população com anticorpos - ainda maior, de 4,43%. Assim, cerca de 500 mil pessoas na cidade podem ter sido infectadas. Em Wuhan, epicentro do coronavírus, pessoas se reúnem para celebrar Ano Novo — Foto: Reuters Descoberta do coronavírus A Covid-19 foi identificada em Wuhan no fim de 2019, com o primeiro surto em um mercado de frutos do mar. O governo chinês determinou o bloqueio da cidade e de outros municípios de Hubei no dia 23 de janeiro de 2020. Alguns especialistas consideraram a ação tardia.

A China rechaçou as críticas sobre como lidou com o vírus no início da epidemia. Autoridades agora afirmam que estudos no exterior sugerem que o coronavírus já estivesse circulando na Europa meses antes do surto de Wuhan.

Uma equipe de 10 integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) seria enviada nesta semana à China para investigar as origens da Covid-19, mas não foi autorizada a entrar no país. O número total de casos confirmados da doença na China continental é de 87.331; e o de mortes, de 4.634.


Fonte: G1

7 visualizações0 comentário
bottom of page