top of page

Wanessa revela que sentia dor ao fazer sexo devido a endometriose: veja quando é caso de cirurgia



No BBB 24, a cantora Wanessa Camargo contou para Raquele, Giovanna e Michel que precisou passar por uma cirurgia de endometriose antes de engravidar de seus dois filhos, José Marcus, de 11 anos, e João Francisco, de 8. Além de dificultar a gestação, a cantora disse que a condição atrapalhava o sexo e incomodava durante exames.


— Casei com 24 anos. Estava com 27 anos e não conseguia engravidar. Falei: "vamos operar". Um ano depois, eu engravidei — contou.


— A relação virou outra. Eu só conseguia [fazer a posição] papai e mamãe. E quando eu ia fazer exame, era uma dor descomunal — completou após uma constatação da doceira Raquele, de que a endometriose estava atrapalhando a vida da cantora.


Para quem não se lembra, a cantora Anitta também descobriu a doença após sentir fortes dores após o ato sexual e durante o período menstrual. Ela passou por uma cirurgia em 2022 para tratar a doença.


Quando a cirurgia de endometriose é indicada?


A endometriose é uma doença crônica causada por uma inflamação fora do normal de células do endométrio – tecido que reveste as paredes internas do útero, onde o óvulo se fixa quando fecundado para que o feto se desenvolva. O problema leva esse tecido a crescer para fora do útero, com fragmentos chegando ao ovário, às trompas e a outros órgãos da região. Porém, mesmo fora do útero, ele continua crescendo.


Em entrevista ao GLOBO, o ginecologista Maurício Abrão, coordenador de ginecologia da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo e professor da Universidade de São Paulo (USP) responsável pelo setor de endometriose do Hospital das Clínicas da faculdade, explicou que o tratamento da doença pode ser clínico ou cirúrgico.


O primeiro, apenas controla os sintomas, já o segundo, trata a doença, mas sua indicação deve seguir critérios específicos, como a resposta da paciente a um tratamento clínico anterior, intensidade e frequência da dor, além de nível da doença, com base em exames de imagem.


Por exemplo, a cirurgia pode ser indicada quando apesar do tratamento clínico, a pessoa tem prejuízo da qualidade de vida por causa da doença, quando as alterações da endometriose causam infertilidade, quando a doença continua avançando apesar do tratamento clínico ou ainda quando atinge órgãos fora da região pélvica, como intestino, bexiga, entre outros.


Tanto Anitta quanto Wanessa Camargo tinha quadros avançados de endometriose.

— Eram feridas como se estivesse machucada. Estava no caso de pegar no intestino e ter que cortar parte dele. Era grau quatro — contou Wanessa, no BBB 24.


Fonte: O Globo

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page