Opinião do especialista | Como a Vitamina D afeta a imunidade e o desempenho esportivo



A deficiência da vitamina D afeta a saúde musculoesquelética tanto na força muscular quanto na resistência óssea, deixando ossos e músculos mais frágeis. Isso pode causar queda no desempenho esportivo, além de enfraquecer o sistema imunológico. E, de acordo com um trabalho de revisão de estudos publicado no ano passado, a melhor fonte de vitamina D ainda é a luz do Sol, embora cada caso deva ser avaliado individualmente para se estabelecer a necessidade ou não de suplementação, inclusive entre atletas.

Opinião do especialista

O Portal Saúde Agora perguntou a opinião do médico Dr. Ivan Gagliardi Castilho - especialista na área de ENDOCRINOLOGIA, sobre como a Vitamina D afeta o desempenho esportivo e seus benefícios. Confira a opinião do especialista: Portal Saúde Agora: Vitamina D: o que é e quais os seus benefícios?


Dr. Ivan Castilho: A Vitamina D é um hormônio produzido primariamente em nossa pele, através da exposição aos raios solares. O fígado e os rins também participam do processo de produção da Vitamina D.


A principal função desse hormônio é o controle dos níveis de cálcio no organismo, sendo responsável pela absorção do cálcio no intestino, ajudando a preservar o cálcio armazenado no esqueleto.


Além de prevenir doenças como osteomalácia, osteopenia e osteoporose, a Vitamina D está associada com nossa imunidade, tornando o sistema imunológico mais eficiente. Além disso, alguns estudos associam a reposição de Vitamina D com melhora da dermatite atópica, e redução da dor em diabéticos com neuropatia dolorosa.


Portal Saúde Agora: Como ela ajuda no desempenho esportivo?


Dr. Ivan Castilho: Nos esportes a vitamina D pode ter um papel importante, uma vez que nossos músculos utilizam o cálcio no processo de contração, e a carência ou intoxicação por Vitamina D podem interferir no equilíbrio eletrolítico do cálcio, magnésio e fósforo, prejudicando o desempenho nos esportes. Portanto, níveis adequados de Vitamina D podem trazer benefícios no desempenho do atleta.


Portal Saúde Agora: Qual a dosagem recomendada?


Dr. Ivan Castilho: Isso depende do quadro clínico, idade, condições físicas, peso do paciente, entre outros fatores. Em adultos jovens saudáveis, a dose diária recomendada é de 2000 ui de Vitamina D.


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