Turista britânico que fugiu de hospital em Fortaleza é encontrado desorientado
- Portal Saúde Agora
- 24 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Um britânico de 19 anos que estava desaparecido em Fortaleza desde quinta-feira (20) foi encontrado por homens do Exército Brasileiro neste domingo (23), no terminal de ônibus do Bairro Messejana. Segundo a Polícia Civil, o estrangeiro fugiu do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), também em Messejana, onde estava em observação.
Conforme levantamentos da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), o jovem chegou em Fortaleza em voo vindo da Inglaterra no dia 15 de fevereiro. Três dias depois, pescadores encontraram o turista em alto-mar. Ele foi levado à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Bairro Pirambu.
Após receber atendimento clínico, ele ainda tentou fugir outras duas vezes, mas acabou sendo encaminhado Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), na quinta-feira (20), em ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após análise da equipe médica do local, que o atendeu na língua nativa do turista, chegou-se à conclusão de que o jovem estava desorientado e precisava de medicação, bem como permanecer em observação.
Com a fuga, ocorrida no mesmo dia, foi registrado o desaparecimento na Deprotur, que acionou a 12º Delegacia. A partir daí, foram comunicados diversos órgãos da segurança pública e da saúde, tanto do Município de Fortaleza, quanto do Governo do Estado. O Consulado Britânico do Rio de Janeiro, que presta assistência ao Nordeste do Brasil, também foi notificado.
Uma amiga do irmão do paciente, que ajudava a família a localizá-lo, também foi informada a respeito do diagnóstico do paciente. O irmão do jovem veio da Inglaterra para encontrar o familiar.
O Hospital de Saúde Mental informou que vai reforçar as medidas administrativas de prevenção e segurança após a fuga do paciente, e está apurando o ocorrido.
Fonte: G1
Comentários