top of page

Tiktoker descobre distúrbio cerebral após ser alertada por seguidores



A influenciadora Nicole Lamoureux, 51, compartilha conteúdos sobre gestão empresarial em seu TikTok e foi avisada por seus seguidores de que deveria buscar ajuda médica. Ela acreditava que uma alergia estava fazendo com que seu olho inchasse, mas descobriu que eram os primeiros sinais de um problema em seu cérebro causado provavelmente pelo estresse.


Quando começou a sentir tremores nos braços e sua fala ficou arrastada, a mulher foi diagnosticada com distúrbio neurológico funcional, também chamado de transtorno conversivo, uma condição que causa descontrole dos movimentos semelhante ao que acontece após um acidente vascular cerebral (AVC) e pode levar o paciente a sofrer convulsões.


Embora as funções do cérebro sejam as mais atingidas, com déficits neurológicos que surgem de forma abrupta, não existe uma causa física conhecida para o aparecimento do distúrbio: ele é somático, ou seja, é provocado por fenômenos mentais que levam a manifestações físicas. Em geral, acontece em momentos de alto estresse.


O diagnóstico é feito a partir da exclusão de outras doenças, com o uso de exames de imagem que descartem causas físicas para os sintomas observados. O tratamento inclui fisioterapia e terapia psicológica.


O distúrbio de Nicole


No caso de Nicole, o primeiro sintoma foi um inchaço nas pálpebras. Quando a fala ficou arrastada, muitos seguidores alertaram que ela poderia estar sofrendo um AVC, o que a fez ir ao pronto-socorro.


“Os médicos não sabem o que há de errado comigo. É muito desesperador”, contou ela, quando ainda estava no hospital.

Já em casa, Nicole tem lidado com a limitação dos movimentos causada pelo transtorno conversivo. Ela tem mobilidade limitada na perna e no braço direito e uma fraqueza inesperada dos membros.


A influenciadora está fazendo acompanhamento com fisioterapeutas e fonoaudiólogos para se recuperar dos sintomas e tentado diminuir seus níveis de estresse com terapia.


Fonte: Metrópoles

2 visualizações0 comentário
bottom of page