top of page

SP ganha intervenções urbanas em homenagem a profissionais da saúde e vítimas do coronavírus



A Prefeitura de São Paulo vai homenagear profissionais de saúde da linha de frente e vítimas da pandemia de coronavírus com intervenções pela cidade a partir desta segunda-feira (10) e durante os meses de agosto e setembro.


Projeções estáticas, em movimento e mapeadas, exposição de fotojornalistas em pontos de ônibus e relógios digitais, grafite, instalações e lambes inéditos, além do projeto “Totens Urbanos – Memorial Pró-Saúde”, premiado internacionalmente, estão na programação, que acontece em vários locais da cidade.

O projeto, criado pela Secretaria Municipal de Cultura reúne vários artistas de diversas linguagens que produziram trabalhos a partir do tema "Covid-19 e seus desdobramentos", como distanciamento social, confinamento, fé, esperança, segurança e solidariedade, dentre outros.

Nesta segunda-feira (10), começam as projeções em movimento durante dez noites com conteúdo ligado à prevenção da pandemia da Covid 19, e também em homenagem às pessoas que se encontram na linha de frente do combate ao vírus. Uma Kombi que funciona como estação de projeção móvel percorrerá a Zona Leste da capital, usando muros e fachadas como suporte.

A partir de quarta-feira (12), 600 locais como pontos de ônibus e relógios digitais da cidade receberão uma grande exposição de fotografias batizada como "Diário da Covid-19 no Brasil". São seis fotógrafos especializados em cobertura jornalística em importantes centros urbanos do Brasil que buscaram imagens relacionadas à segurança, ao isolamento, ao distanciamento social, à fé e à esperança ao fotografar profissionais essenciais em distintas localidades de suas cidades, como centros urbanos, regiões rurais, periferias e centros de tratamento contra a doença.

Já a instalação em neon “O Possível no Impossível/O Impossível no Possível”, de Regina Parra, será instalada no Viaduto Santa Ifigênia durante 24 horas a partir do dia 20 de agosto. Frases exibidas em neon abordarão conceitos relacionados ao impossível do desejo e o desejo do impossível. A instalação lembra um anúncio publicitário.

O projeto Totens Urbanos – Memorial Pró-Saúde está sendo montado (foto) e previsto para o dia 21 de agosto. Os totens, que originalmente servem como pontos de higiene disponível aos cidadãos nos centros urbanos como parte das políticas públicas de saúde, vão abrigar conteúdos personalizados.

Eles possuirão um sistema de fotocaptação de energia para seu funcionamento, utilizando recursos biodegradáveis e sistema de manutenção aos moldes dos programas de carbono zero. Serão instalados em cinco equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, além de outros 15 locais. Nenhuma das oito ativações do projeto promove aglomeração e nem configura qualquer tipo de evento. São intervenções artísticas, algumas de cunho cenográfico, pensadas para serem apreciadas por pedestres, passageiros de carro e de transporte público e moradores de prédios no entorno onde serão realizadas. Confira a programação

  • Cultura para Heróis: 10/08 a 10/09.

“Cultura para Heróis”, do Coletivo Coletores, acontecerá nos hospitais AMA Hospital, na rua Arthur Ribeiro Saboya, AMA Hospital Waldomiro de Paula e UPA Pirituba. E também nos bairros Cidade Tiradentes, São Mateus, Itaquera, Guaianases e Arthur Alvim. Das 19h às 21h

  • Grafite Para Heróis: 10/08 a 10/09.

“Grafite Para Heróis”, de Pri Barbosa, é uma pintura em um muro homenageando os profissionais da saúde, inspirada em uma imagem que foi feita para o projeto "Flores para Heróis", nas dimensões de aproximadamente 3X9m, localizada à Avenida Rebouças, 1.636. Durante 24h

  • Diário da Covid-19 no Brasil: 12/08 a 12/09.

Serão instaladas fotografias em 600 relógios e pontos de ônibus da cidade, contemplando todas as regiões da cidade. Horário: 24h

  • Olha Pra Mim: 14/08 a 17/08.

“Olha pra mim”, de Thi Santos: fotos projetadas em empenas na Rua Augusta, 541 e 554. Cada número corresponde a duas empenas. Das 19h às 23h.

  • Luminárias para Heróis: 15/08 a 15/09.

“Luminárias para Heróis”, de Bruna Lessa, acontece nos hospitais Cidade Tiradentes, Campo Limpo, Jabaquara, Brasilândia, M'Boi Mirim, Parelheiros, Vila Maria, Santa Casa de Misericórdia, Hospital das Clínicas e Hospital Emílio Ribas. Durante 24h

  • Totens Urbanos – Memorial Pró-Saúde: previsto para 21/8

12 LOCAIS. Praça da Sé, Viaduto do Chá, São João X Ipiranga, Masp, Largo da Batata, Largo 13 de Maio, Praça do Campo Limpo, Largo da Matriz, Terminal Lapa, Av. dos Metalúrgicos, Av. Dona Belmira Marin e Parque Ibirapuera. E em quatro equipamentos da Secretária Municipal da Cultura: Biblioteca Mário de Andrade, Centro Cultural São Paulo, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e Centro Cultural do Grajaú. Durante: 24h.

  • O Possível no Impossível/O Impossível: 20/08 a 20/09.

A instalação em neon “O Possível no Impossível/O Impossível no Possível”, de Regina Parra, será instalada no Viaduto Santa Ifigênia durante 24 horas.

  • Tudo Vai Passar/Pulsar: 10/08 a 20/08

“Tudo Vai Passar/Pulsar”, de Verena Smit, acontece nos equipamentos culturais da SMC como Casas de Cultura, Centros Culturais e Teatros, além de 100 outros locais. Durante 24h.


Fonte: G1

73 visualizações0 comentário
bottom of page