top of page

Secretária de Saúde de Magé é presa suspeita de esquema que teria desviado R$ 9 milhões do SUS



A secretária de Saúde de Magé, na Baixada Fluminense, Carine Tavares, foi presa durante uma operação da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira. Ela é suspeita de integrar um esquema que teria desviado mais de R$ 9 milhões do Sistema Único de Saúde (SUS), atráves da contratação irregular de um laboratório de análises de exames . A ação foi batizada de Garrote - medida utilizada para estancar sangramentos em alusão ao encerramento da sangria dos cofres públicos na saúde.


Além da secretária de saúde, que por conta das investigações acabou tendo a prisão temporária decretada pela Justiça, uma outra pessoa também foi presa durante a operação. Os detidos foram levados para a Delegacia de Polícia Federal de Niterói, que desde junho último investiga o esquema com o apoio do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus/PI).


A apuração apontou que um laboratório, que pertenceria a um vereador de Magé, teria sido contratado fraudulentamente pelo município para realizar exames laboratoriais, desde 2016. Na contratação, de acordo com a Polícia Federal, foram identificadas diversas irregularidades, entre elas o direcionamento da escolha do próprio estabelecimento, além de fraudes nos processos de licitação e nos de execução. Segundo a PF, entre as fraudes comprovadas, está ainda o pagamento de exames sem comprovação de realização.


Os agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão. Dois deles foram cumpridos na sede da Secretaria Municipal de Saúde e no laboratório alvo da investigação, que fica no Bairro de Mauá. As ordens judiciais de busca e de prisão foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio.


Entre o material apreendido na operação estão computadores, HDs, telefones celulares e documentos. Tudo isso deverá ser analisado pelos agentes que investigam o caso.

Na operação são investigados os crimes de dispensa ilegal de licitação, fraude em licitação, peculato, falsidade ideológica e organização criminosa.


Procurada, a Prefeitura de Magé disse ter recebido a notícia da prisão da secretária, nesta quinta-feira e que está apurando as informações sobre o caso.

Fonte: Extra

3 visualizações0 comentário
bottom of page