top of page

Saúde registra 2 mil novos casos de dengue em três semanas no Paraná

O Paraná registrou mais de 2 mil novos casos de dengue em três semanas, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta terça-feira (7). Desde julho de 2019, 5.343 casos da doença foram confirmados no estado.

No último boletim, publicado em dezembro de 2019, o número de casos no estado era de 3.242. O levantamento leva em consideração o chamado ano epidemiológico, que começou em julho daquele ano.

A secretaria investiga 6 mil casos da doença em todo o estado. Desde o começo do levantamento, duas mortes foram confirmadas por dengue no Paraná.

De acordo com a Sesa, 160 municípios do estado possuem pelo menos um caso de dengue diagnosticado. Santa Isabel do Ivaí, Inajá e Nova Cantu são as cidades que possuem o maior número de casos.

Segundo o boletim, 15 municípios estão em situação de epidemia – quatro a mais do que em comparação com o levantamento passado. A maior parte das cidades se concentra nas regiões norte e noroeste. Veja na lista abaixo.

  1. Quinta do Sol, no centro-oeste;

  2. Nova Cantu, no centro-oeste;

  3. Floraí, no norte;

  4. Santa Isabel do Ivaí, no noroeste;

  5. Ângulo, no norte;

  6. Inajá, no noroeste;

  7. Uniflor, no norte;

  8. Juranda, no centro-oeste;

  9. Doutor Camargo, no norte;

  10. Diamante do Norte, no noroeste;

  11. Paranacity, no noroeste;

  12. Guairaçá, no noroeste;

  13. Colorado, no norte;

  14. Florestópolis, no norte;

  15. Peabiru, centro-oeste.

Outras regiões

Quatro Regionais de Saúde (RS) ainda não registraram nenhum caso da dengue. São elas: Irati e Guarapuava, na região central; Telêmaco Borba, nos Campos Gerais; e União da Vitória, na região sul.

A RS de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, tem cinco diagnósticos de dengue, sendo quatro em Ponta Grossa e um em Piraí do Sul. Dos registros, um é autóctone – o que significa que o paciente contraiu a doença na cidade.

Cascavel e Foz do Iguaçu, cidades do oeste do estado, possuem 11 e 107 casos confirmados, respectivamente. Curitiba tem seis diagnósticos de dengue, conforme o boletim.

Zika e chikungunya

Conforme o boletim da Sesa, o Paraná registrou desde o início do ano epidemiológico três casos de zika vírus. Todos os diagnósticos foram feitos em Foz do Iguaçu.

A secretaria também confirmou cinco casos de chikungunya, que foram registrados em Toledo, Foz do Iguaçu, Maringá, Araucária e Curitiba.

Saiba como reconhecer os sintomas da dengue — Foto: Arte/G1

Fonte: G1

5 visualizações0 comentário
bottom of page