top of page

Saúde mental nas empresas: uma das metas para 2021 para o ambiente corporativo


 
 

Algumas organizações elaboram cronogramas para um melhor desempenho em 2021 e para efetivar as metas, saber coordenar pessoas e emoções nunca foi tão necessário. Para a psicóloga especialista em gestão de pessoas, Fabrícia Peron, esse é um momento crucial para o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais saudáveis.


“A inteligência emocional será uma habilidade ainda mais necessária para os gestores. Funcionários e líderes estão passando por um período de isolamento que interfere em suas relações de trabalho e saber gerenciar esse processos será fundamental para essa nova fase”, comenta.


Fim do anúncio


Desde o início da pandemia empreendedores e colaboradores enfrentaram situações que podem servir como impulso para recalcular a rota de maneira assertiva. “Ouvir as pessoas é sempre importante. Todas as empresas são feitas de pessoas e seus produtos e serviços servem outras pessoas, não podemos esquecer disso”, afirma.


Ao mesmo tempo, a tensão provocada pelas incertezas do mercado financeiro também despertaram sentimentos conflitantes e dentro das próprias organizações é preciso repensar estratégias. “Enfrentamos uma pandemia de ansiedade e estresse. Para amenizar tudo isso é preciso recriar a cultura de algumas empresas”, pondera a psicóloga.


Dicas para promover a saúde mental da sua equipe

Proporcione estímulos de prazer: organizar momentos de descontração entre as equipes, elaborar protocolos para formar reuniões mais afetivas e menos mecânicas. Movimentar pode ajudar: a prática de atividade física é um grande regulador da saúde mental. Desenvolver ações dentro e fora da empresa que estimulem o exercício físico é um diferencial e sinaliza preocupação com o bem estar da equipe. Espaço acolhedor: muitas pessoas passam mais horas no trabalho do que em suas casas. Por essa razão, quanto mais o ambiente se apresentar acolhedor e receptivo, maior será o rendimento dos funcionários. Relacionamentos dos colaboradores: conviver diariamente com pessoas completamente diferentes de nós pode ser algo estressante. Por isso, observe e tente compreender de que maneira é possível reestruturar as convivências que se mostram conflituosas. Preparo do líder: todas essas ações podem parecer lindas no papel, mas, para entrarem em vigor e serem bem aceitas precisam de amparo e fiscalização. Um bom líder precisa estar preparado emocionalmente para conseguir manejar sua equipe de maneira saudável e afetiva.

Home Office veio para ficar?


Em algumas organizações o trabalho remoto ou home office – aquele que pode ser feito de qualquer lugar – caiu nas graças dos colaboradores durante a pandemia. O surpreendente é que muitos gestores encontraram nesse modelo melhores resultados.


“Trabalhando de casa, algumas pessoas se mostraram mais produtivas e criativas, o que também sinaliza uma melhora na saúde mental do colaborador”, comenta a psicóloga.


Apesar de ser uma das grandes tendências do mercado, esse formato não serve para todo mundo e por isso, é importante conhecer o perfil dos seus colaboradores e ofertar a eles a oportunidade que irá garantir o desempenho desejado.


Ainda dá tempo


O futuro pode sinalizar um enorme avanço tecnológico para a maioria das organizações, mas, mesmo assim é preciso de pessoas para gerar uma conexão afetiva. Para quem percebe falhas no desenvolvimento da saúde mental de seus colaboradores, ainda dá tempo. “Mesmo os ambientes mais tóxicos podem ser reformulados e transformados. A dedicação e comprometimento precisam ser ainda maiores. Porém, com a orientação correta e com um bom planejamento, os resultados tendem a aparecer”, finaliza Fabrícia.


Fonte: Engeplus

9 visualizações0 comentário
bottom of page