top of page

Sauna é interditada em Madri por suspeita de varíola dos macacos



Uma sauna em Madri foi interditada na sexta-feira (20) pelas autoridades sanitárias como precaução após suspeita de casos de varíola dos macacos entre seus frequentadores.


A Espanha é um dos países da Europa com maior número de casos desta infecção, segundo balanço divulgado neste sábado (21) que elevou a 30 o número de infectados.

O estabelecimento, chamado Sauna Paraíso, funciona como espaço de lazer e sexo para homens e foi citado pela administração municipal como foco de um possível surto na capital espanhola. "A maioria dos casos positivos está associada a esse foco", explicou o conselheiro de Saúde da Comunidade de Madri, Enrique Ruiz Escudero. Em nota, a sauna afirmou que permanecerá fechada pelos próximos dias "por precaução" e pediu que seus frequentadores tenham a responsabilidade individual de evitar qualquer transmissão.

Além dos 30 já identificados, outros 18 casos suspeitos estão sob investigação na Espanha, 15 na região de Madri, dois nas Ilhas Canárias e um na Andaluzia, disseram as autoridades de saúde.

A Saúde na Espanha é de responsabilidade das suas regiões autônomas, motivo pelo qual o balanço global não é imediato. O que se sabe sobre a transmissão? Como alguns dos casos estão ocorrendo em homens que fazem sexo com homens (HSH), a via sexual de transmissão também está sendo investigada pelas autoridades de saúde mundiais. A epidemiologista Ethel Maciel, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ponderou que a doença não está restrita apenas à orientação sexual.

"Se você tem múltiplos parceiros, e ao ter relação sexual não usa preservativos e tem um comportamento de risco, sua chance aumenta bastante. As combinações são infinitas. Portanto, não é sua orientação sexual que transmite doença, é a forma que você escolheu para viver sua sexualidade", disse Maciel.

"Se você é um homem que faz sexo com outro homem e tem uma relação estável (parceiro fixo), a chance de ter infecção sexualmente transmissível é ~0%. Assim como se você é um homem que faz sexo com mulher. Ou mulher que faz sexo com mulheres", lembrou. Surto na europa Mais de 100 casos desta infecção viral, mais comum na África Ocidental e Central, já foram relatados na Europa.

É uma infecção geralmente leve, com sintomas que incluem febre, dores de cabeça e uma erupção cutânea distinta.

Vinte casos foram detectados na Grã-Bretanha, onde as autoridades estão oferecendo uma vacina contra a varíola a profissionais de saúde e outros que possam ter sido expostos.

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido disse que uma proporção notável de casos recentes na Grã-Bretanha e na Europa foi encontrada em homens gays e bissexuais. A Espanha está avaliando diferentes opções terapêuticas, como antivirais e vacinas, mas até agora todos os casos apresentam sintomas leves e nenhum tratamento específico foi apresentado.

Em Portugal, os 23 casos identificados continuam em acompanhamento clínico, mas nenhum foi hospitalizado, pois estão todos estáveis, segundo a autoridade de saúde.


Fonte: G1

4 visualizações0 comentário
bottom of page