Sarampo: surto já deixa 3 mortos e mais de mil infectados nos EUA
- Portal Saúde Agora
- há 6 dias
- 1 min de leitura

O número de casos de sarampo nos EUA subiu para mais de mil, de acordo com dados divulgados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) na sexta-feira (16). Esse já é o surto mais letal da doença em anos no país.
Até o dia 15 de maio, 1.024 casos foram relatados em 31 estados. Destes 13% foram hospitalizados e três morreram. Segundo o CDC, 96% dos indivíduos com casos confirmados não foram vacinados ou têm status vacinal desconhecido.
No Texas, estado mais atingido, com 718 casos confirmados até 13 de maio, o surto de sarampo mostra sinais de desaceleração. Na última semana, menos de 10 novos casos relatados, mas especialistas dizem que ele ainda não acabou completamente.
"Este surto parece estar se estabilizando, mas os estados afetados permanecem hipervigilantes, e isso porque é temporada de viagens", disse a médica Manisha Patel, gerente de incidentes do CDC, na última quinta-feira, sobre o surto no sudoeste, que também afeta o Novo México e Oklahoma. "Há muita atividade global de sarampo neste momento."
Outros estados afetados pelo surto incluem Alasca, Arkansas, Califórnia, Colorado, Flórida, Geórgia, Havaí, Illinois, Indiana, Kansas, Kentucky, Louisiana, Maryland, Michigan, Minnesota, Missouri, Montana, Nova Jersey, Novo México, Nova York, Estado de Nova York, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Pensilvânia, Rhode Island, Tennessee, Vermont, Virgínia e Washington.
O sarampo foi oficialmente declarado uma doença eliminada dos EUA há mais de 25 anos. Mas essa designação pode estar em perigo se o surto atual durar mais de um ano.
Fonte: O Globo
Comments