top of page

Robô realiza primeira cirurgia minimamente invasiva sem ajuda humana


 
 

Segundo informações da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, pela primeira vez um robô realizou, sem intervenção humana, uma cirurgia minimamente invasiva – conhecida como laparoscópica. A informação foi divulgada, nessa quarta-feira (26/1), pela equipe responsável por projetar o Smart Tissue Autonomous Robot, também chamado de STAR.


De acordo com a instituição, o robô STAR realizou o procedimento cirúrgico no intestino de um porco, e reconectou duas extremidades do órgão. O experimento foi bem sucedido, e a máquina repetiu a mesma cirurgia em outros quatro animais, produzindo resultados significativamente melhores do que os de humanos realizando o mesmo procedimento.


“Essa cirurgia representa um passo significativo em direção à cirurgia totalmente automatizada em humanos […] Nossas descobertas mostram que podemos automatizar uma das tarefas mais delicadas da cirurgia: a reconexão de duas extremidades de um intestino”, declarou Axel Krieger, professor assistente de Engenharia Mecânica na Johns Hopkins.

A técnica é conhecida como anastomose do intestino delgado, e é indicada para quando uma parte do intestino foi removida para tratar um tumor, por exemplo. Segundo os médicos, trata-se de um procedimento que exige sutileza e precisão, considerado “o passo mais desafiador na cirurgia gastrointestinal”.

“O menor tremor da mão ou ponto mal colocado pode resultar em um vazamento que pode ter complicações catastróficas para o paciente”, afirmam os pesquisadores.

O robô se destacou nas partes que exigiam o mais alto nível de movimentos repetitivos e precisão, de acordo com a universidade. O STAR é um modelo aperfeiçoado de um outro robô desenvolvido em 2016. Na época, ele operou com sucesso o intestino de um porco, mas com necessidade de uma grande incisão e orientação humana.


Fonte: Metrópoles

13 visualizações0 comentário
bottom of page