top of page

Rio tem o 1º sábado após novas restrições contra a Covid; comércio nas praias está proibido


 
 

O Rio entra neste sábado (6) no primeiro final de semana desde que foram decretadas restrições pela prefeitura para evitar a disseminação da Covid-19.


Na noite de sexta, bares já tiveram que fechar mais cedo - chegaram a baixar as portas por volta das 17h, conforme o plano da prefeitura, mas uma liminar garantiu o funcionamento até 20h.

Neste sábado, as restrições vão ter impacto nos frequentadores da orla da cidade: estão proibidos quiosques, ambulantes e barraqueiros – banho de mar, exercícios e permanência na areia estão liberados. Confira as outras restrições que entraram em funcionamento na sexta-feira e seguem em vigor até pelo menos quinta-feira (11), quando haverá uma nova avaliação da prefeitura:

  • entre 23h e 5h, será proibido permanecer em ruas, espaços públicos e praças; a multa por descumprimento é de R$ 562,42 – a circulação está permitida.

  • bares e restaurantes só poderão abrir das 6h às 20h (graças a liminar decretada ontem), e com 40% de ocupação, inclusive em shoppings centers — o take away (retirada) de alimentos também está proibido, mas o delivery (entrega) está liberado, inclusive fora do horário;

  • Eventos, festas e rodas de samba também estão proibidos;

  • Não podem funcionar boates, casas de espetáculo, feiras especiais, feiras de ambulantes e feirartes (artesanato) — feiras livres estão liberadas;

  • atividades econômicas que têm atendimento presencial podem funcionar entre 6h e 20h, mas com circulação de público limitada a 40%. Nesta lista, estão: comércio, shopping center (exceto praças de alimentação, que vão operar até as 17h), academias, salões de beleza e cabeleireiros.

  • supermercados e farmácias não entram nessa lista, pois são considerados serviços essenciais.

Outras cidades restringem No RJ, Niterói e São Gonçalo também anunciaram restrições.

Em Niterói, as medidas valem por 15 dias. Bares e restaurantes só poderão funcionar até 18h, sem música ao vivo. Comércio de rua e shoppings terão novos horários, e quiosques das praias ficarão fechados. A prefeitura concedeu um prazo de três dias para que o setor de bares e restaurantes se adapte às medidas. São Gonçalo limitou o horário de bares e restaurantes para das 6h às 18h.

No Nordeste, Maranhão e Sergipe adotaram novas medidas restritivas a partir desta sexta. No sábado (6) é a vez de São Paulo.

No Sul, Santa Catarina entra no segundo fim de semana de restrições. A evolução da doença no RJ O número de solicitações de internações por Covid-19 aumentou no estado. Esse foi um dos motivos que levaram a prefeitura da capital a adotar medidas mais duras para combater a disseminação do novo coronavírus no município.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, houve 787 solicitações entre 18 e 24 de fevereiro e 868 pedidos entre 25 de fevereiro e 3 de março.

O prefeito Eduardo Paes citou ainda outros três fatores que contribuíram para as medidas:

Fonte: G1

2 visualizações0 comentário
bottom of page