top of page

Probiótico contribui para a absorção de ferro em gestantes, diz estudo


 
 

Um novo estudo da Universidade de Lund, Suécia, publicado nesta quarta-feira (21), descobriu que tomar uma determinada cepa probiótica junto com suplementos de ferro de baixa concentração melhora os níveis do mineral em gestantes saudáveis e pode, portanto, ajudar a prevenir a deficiência de ferro. Probióticos são microrganismos vivos que oferecem benefícios a saúde humana, como melhora da função intestinal e fortalecimento do sistema imune.


Na pesquisa,326 gestantes saudáveis foram divididas em dois grupos. Um deles, recebeu placebo e o outro a cepa probiótica Lactiplantibacillus plantarum 299v (Lp299v) administrado com uma dose baixa de ferro, ácido fólico e ácido ascórbico. Os produtos foram consumidos duas vezes ao dia durante a gravidez.


Em comparação com o placebo, tomar o produto probiótico reduziu a prevalência de deficiência de ferro (78% contra 59%) e anemia por deficiência de ferro (21% contra 7%) no final da gravidez. A deficiência de ferro é comum em mulheres em idade reprodutiva o que é, em parte, justificado pelo ciclo menstrual. Em grávidas, a falta desse mineral pode levar a complicações para a mãe e para o desenvolvimento do bebê.


"A cepa Lp299v junto com uma baixa dose de ferro aumenta a absorção de ferro", disse, em nota, a autora sueca principal do estudo Ulrika Axling. "A deficiência de ferro é especialmente comum durante a gravidez e suplementos de ferro em altas doses são frequentemente recomendados. Como geralmente vêm com efeitos colaterais, como dor de estômago e constipação, há necessidade de novas soluções. Este produto probiótico pode oferecer uma abordagem nova e segura para melhorar o nível de ferro durante a gravidez. "


Fonte: Revista Crescer

41 visualizações0 comentário
bottom of page