top of page

Portugal sofre pressão sobre sistema de saúde e pode decretar novas restrições contra Covid-19


 
 

A ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido, alertou nesta segunda-feira que o sistema de saúde do país está sob grave pressão e que mais medidas restritivas para conter o coronavírus poderão ser impostas, à medida que o número de pacientes em unidades de tratamento intensivo se aproxima de um nível recorde. 


"Embora os portugueses e o Sistema Nacional de Saúde estejam mais preparados para responder à pandemia do que antes, a situação em Portugal --e em outros lugares-- é grave", disse a ministra em entrevista coletiva. 


O governo "está pronto para cobrir novas municipalidades com mais medidas restritivas", acrescentou.


Três municípios na região norte do país entraram em lockdown parcial na última quinta-feira, e as viagens não essenciais entre as regiões foram proibidas entre 30 de outubro e 3 de novembro para reduzir os riscos de transmissão da doença no feriado nacional de Finados. 


No total, 1.672 pessoas estavam internadas nesta segunda-feira, com 240 unidades de tratamento intensivo (UTIs) ocupadas -- número próximo do pico de 271 atingido em abril.


O sistema de saúde português, que antes da pandemia tinha o menor número de leitos por 100 mil habitantes da Europa, poderia acomodar um máximo de 800 pacientes de Covid-19 em UTIs, afirmou Temido. 


No ritmo atual, mais da metade da capacidade estará ocupada na próxima semana, segundo a ministra.


Fonte: Terra

4 visualizações0 comentário
bottom of page