top of page

Opositor russo internado por envenenamento tem alta médica



O opositor russo Alexei Navalny, hospitalizado em 22 de agosto em Berlim, na Alemanha, com sintomas de envenenamento, recebeu alta médica na terça-feira (22) e pode se recuperar totalmente, informaram nesta quarta (23) médicos do hospital Charité.

"O estado de saúde do paciente melhorou tanto que o tratamento médico poderia ser interrompido" e "os médicos acreditam que uma recuperação completa é possível", informa um comunicado do hospital. O hospital Charité informou ainda que o líder da oposição russa recebeu tratamento por 32 dias, dos quais 24 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele acordou de um coma induzido em 7 de setembro.

Navalny havia sido transferido para o instituto alemão depois de passar por um hospital na cidade siberiana de Omsk, onde foi internado após desmaiar durante um voo. Navalny falou no sábado (19) sobre sua convalescença e a luta que tem travado para reaprender a andar e se expressar. Ele estava em tratamento após ter ingerido uma garrafa de água envenenada, segundo assessores.

No mesmo sábado, postou uma foto em seu perfil do Instagram em que aparece em pé, descendo uma escada do hospital, como mostra vídeo ao final da reportagem.

"Não há mais obstáculos no meu caminho, mas ainda será longo. Meus problemas atuais, como o fato de que um telefone é tão inútil quanto uma pedra em minhas mãos, são apenas bobagens", escreveu na descrição da foto. Navalny, de 44 anos, diz que, até "recentemente", não reconhecia ninguém e não conseguia responder ao médico que vinha ajudá-lo a reaprender a se expressar todas as manhãs. "Ficava desesperado porque entendia o que o médico queria, mas não sabia onde encontrar as palavras", descreveu.

"Agora sou um cara cujas pernas tremem quando sobe as escadas, mas que diz para si mesmo: isso é uma escada, usada para subir, mas é melhor achar um elevador. Antes eu teria parado, olhando com cara de bobo", brincou.

Na mensagem, ele agradeceu aos médicos por tê-lo feito passar de um "homem tecnicamente vivo" para uma pessoa que tem "todas as possibilidades" de voltar a usar adequadamente o Instagram. Sem investigação na Rússia Oponente número um do Kremlin, vítima de uma tentativa de envenenamento em 20 de agosto na Sibéria, segundo seus assessores, Navalny publicou uma primeira mensagem na última terça-feira, dizendo que conseguia respirar sem a ajuda de aparelhos.

"Respirar me encantou, é um procedimento surpreendente e subestimado por muitos. Recomendo", afirmou, com bom humor, publicando uma foto no leito do hospital, cercado pela mulher e pelos filhos.

Em 3 de setembro, um laboratório militar alemão concluiu que ele foi envenenado pelo agente neurotóxico novichok, desenvolvido pela União Soviética para uso militar. Laboratórios franceses e suecos confirmaram as conclusões alemãs. Moscou nega qualquer envolvimento no caso. Até o momento, as autoridades russas não abriram uma investigação, apesar dos apelos e ameaças de sanções europeias.

"Infelizmente estamos limitados em nossa capacidade de realizar qualquer tipo de investigação. Parece que os objetos foram liquidados, retirados da Rússia, e não podemos acessar as análises feitas na Alemanha", disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, referindo-se a objetos retirados do local do suposto envenenamento por parte da equipe do próprio Navalny.

Os apoiadores de Navalny publicaram um vídeo explicando que o agente neurotóxico novichok foi detectado em uma garrafa encontrada em seu quarto de hotel em Tomsk, na Sibéria. Segundo eles, a garrafa e outras provas foram levadas para a Alemanha, por estarem convencidos de que as autoridades russas não iriam investigar o caso.


Fonte: G1

5 visualizações0 comentário
bottom of page