top of page

OMS anuncia erradicação da segunda das três cepas do vírus da poliomielite

Londres (Reuters Health) – Autoridades globais de saúde anunciaram no dia 24 de outubro uma vitória parcial na luta de décadas para acabar com a poliomielite: a erradicação mundial da segunda das três cepas do vírus que circulam no planeta, incapacitando principalmente crianças em países com baixos índices de saneamento básico e pouco acesso aos esforços de vacinação em massa.

O vírus selvagem da poliomielite tipo 3 – também conhecido como WPV3 – foi considerado erradicado pela Global Commission for the Certification of Poliomyelitis Eradication, da Organização Mundial de Saúde (OMS), e será o terceiro patógeno humano a ser erradicado na história, depois da erradicação da varíola, em 1980, e do vírus selvagem da poliomielite tipo 2 (WPV2), em 2015.

A poliomielite se espalha em populações vulneráveis em áreas onde não há imunidade e o saneamento é ruim. A doença invade o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível em poucas horas. A pólio não pode ser curada, mas a infecção pode ser evitada pela vacinação – e uma redução drástica no número de casos em todo o mundo nas últimas décadas deve-se, em grande, parte às intensas campanhas nacionais e regionais de imunização de bebês e crianças.

O último caso de poliomielite tipo 3 foi detectado no norte da Nigéria em 2012 e, desde então, as autoridades mundiais de saúde realizam intensa vigilância para garantir que esta variante do vírus realmente desapareceu.

O sucesso em erradicar o tipo 3 significa que apenas o tipo 1 do vírus selvagem ainda está circulando e causando infecções. A poliomielite tipo 1 é endêmica em dois países – Afeganistão e Paquistão –, mas os esforços para eliminá-la enfrentaram reveses nos últimos dois anos. Depois de atingir um nível histórico baixo de apenas 22 casos de infecção selvagem pela poliomielite em 2017, o vírus já foi confirmado em 72 casos no Paquistão e no Afeganistão este ano.

A primeira data prevista para o fim da pólio, os anos 2000, foi estabelecida em 1988 pela Global Polio Eradication Initiative (GPEI), uma parceria entre OMS, Rotary International e Bill&Melinda Gates Foundation, entre outras entidades, cujo objetivo é erradicar a doença.

O GPEI disse, no entanto, a erradicação do WPV3 foi um “marco significativo”, enquanto Carol Pandak, diretora do programa PolioPlus do Rotary, afirmou que isso prova que um mundo livre de pólio é possível.

“Mesmo quando abordamos grandes desafios, estamos fazendo progressos importantes em outras áreas”, disse ela.

“Mesmo quando abordamos grandes desafios, estamos fazendo progressos importantes em outras áreas”, disse ela.

Fonte: Medscape

2 visualizações0 comentário
bottom of page