'O mar rejuvenesce': idosos cubanos desafiam o envelhecimento mergulhando
- Portal Saúde Agora
- 5 de jun.
- 2 min de leitura

Nunca é tarde para causar impacto, como descobriu Orestes Quintana, um dos decanos do clube de natação Juventud Acumulada (Eternamente Jovem), na capital cubana, Havana. O ex-revolucionário de 87 anos, que ajudou Fidel Castro a lutar pela vitória contra uma ditadura em 1959, começou a nadar relativamente tarde, aos sessenta anos.
Antes disso, "eu sabia flutuar, costumava boiar na água como todo mundo, mas não sabia nadar", disse o ex-soldado de cabelos grisalhos. Agora, ele passa duas horas inteiras por dia navegando pelas águas azul-esverdeadas do Caribe e tem vários títulos amadores de natação em seu nome.
"Quase não tenho concorrentes. Na minha faixa etária, pouquíssimas pessoas sabem nadar", confidenciou ele com um sorriso.
Lázaro Diaz, 75, também era aposentado quando aprendeu a nadar como uma panaceia para um coração fraco e dores recorrentes nas costas.
"Eu estava começando a sentir os efeitos do envelhecimento", disse Diaz, que faz uma viagem de ida e volta de seis quilômetros (3,7 milhas) de casa todos os dias para participar de sua revigorante prova de natação de 400 metros (1.300 pés).
"Na água não sinto (nenhuma dor)", acrescentou.
A Juventud Acumulada opera em um de uma série de centros de lazer construídos para a elite cubana ao longo da costa oeste de Havana entre as décadas de 1930 e 1950. Os centros foram posteriormente nacionalizados pelo governo comunista de Castro e transformados em "círculos sociais dos trabalhadores" ou OSCs.
O glamour da Otto Parellada CSO — nomeada em homenagem a um jovem rebelde morto lutando contra a ditadura de Fulgencio Batista — há muito tempo foi corroído pelos elementos e pelas sucessivas crises econômicas. A tinta verde-clara da sede do clube está descascando.
E a escada que antes levava do píer até a água foi levada por um furacão, o que significa que os nadadores agora precisam enfrentar um muro de contenção escorregadio. Mas os bronzeados estadistas e estadistas mais velhos da natação permanecem destemidos.
A Juventud Acumulada foi fundada por um campeão amador de natação local, Ramon Cordoves, que aprimorou sua técnica lendo dicas do lendário atleta olímpico e ator romeno-americano Johnny Weissmuller, famoso por "Tarzan".
O clube agora está aberto a nadadores de todas as idades, mas é mais associado aos veteranos, que exibem suas cores em competições por toda a ilha.
Sua integrante mais velha, Maria Antonia Cendoya, recentemente conquistou o ouro em uma corrida de 50 metros com a tenra idade de 88 anos.
Numa época em que os europeus estão enlouquecidos por mergulhos radicais em lagos, lagoas e oceanos, Quintana resumiu os benefícios de um mergulho no mar: "O mar rejuvenesce, dá energia, deixa você feliz e alivia o estresse. O mar é maravilhoso."
Fonte: O Globo
Kommentare