top of page

No G20 da Saúde,Itália defende envio de vacinas para mais pobres


 
 

O ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, cobrou neste domingo (5) o envio de vacinas anti-Covid para os países mais pobres do mundo para conseguir acabar com a pandemia. O italiano foi o anfitrião do encontro de seus pares no G20 em Roma.


"Há condições para construir o Pacto de Roma, que garantirá vacinas para os países mais frágeis. Hoje há desigualdades muito fortes entre as nações ricas, que já têm percentuais de vacinação muito significativos, e há países que estão para trás.


O compromisso com esse acordo que estamos trabalhando é de construir condições para que a vacina seja um direito e não um privilégio de poucos", disse Speranza ao sair do primeiro dia de reuniões.


Ainda conforme o italiano, todos os representantes presentes no encontro "compartilham" a mesma posição. Speranza reafirmou que só a vacinação de grande parte da população permitirá que as restrições sanitárias mais duras, como o lockdown, fiquem no passado.


"O G20 que estamos realizando é uma oportunidade para reforçar as relações internacionais e retomar os valores universais da saúde", acrescentou ainda.


No encontro, o diretor-geral da Organização das Nações para a Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu, cobrou uma maior colaboração internacional para combater a pandemia. Em nota oficial, o órgão ressaltou os pontos que devem ser levados em conta também para as próximas crises sanitárias.


"O mundo tem uma oportunidade para reforçar os métodos coletivos e colaborativos para prevenir pandemias futuras através da abordagem One Health universal e inclusiva. Estamos em um ponto de virada histórico para iniciar as ações que servirão para prevenir pandemias futuras", ressaltou Dongyu.


Fonte: Terra

2 visualizações0 comentário
bottom of page