Nestlé vai remover corantes sintéticos de alimentos e bebidas nos EUA até 2026
- Portal Saúde Agora
- há 2 dias
- 2 min de leitura

A Nestlé vai remover corantes certificados de seu portfólio de alimentos e bebidas nos Estados Unidos até meados de 2026, informou a companhia. Corantes certificados são aditivos sintéticos regulamentados pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês).
Segundo a Nestlé, mais de 90% de seu portfólio atual nos EUA não inclui corantes sintéticos.
Essa iniciativa reflete planos semelhantes de outras grandes empresas alimentícias, num momento em que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promove a remoção de corantes artificiais dos alimentos nos EUA.
Outras empresas também anunciam metas
Fabricantes de alimentos como Conagra Brands, Kraft Heinz e General Mills anunciaram recentemente planos de remover corantes certificados de seus produtos ao longo dos próximos anos.
Atualmente, quase 90% dos produtos da Kraft Heinz nos EUA já estão livres desses corantes, com base nas vendas líquidas. Para a pequena parcela que ainda os utiliza, a companhia investiu recursos e mobilizou uma equipe para enfrentar esse desafio com uma estratégia em três frentes:
Remover os corantes quando não forem essenciais para a experiência do consumidor
Substituí-los por corantes naturais
Criar novas cores e tonalidades quando não houver alternativas naturais equivalentes
“Como uma empresa alimentícia com mais de 150 anos de história, estamos constantemente evoluindo nossas receitas, produtos e portfólio para oferecer excelência aos consumidores e clientes”, afirma Pedro Navio, presidente da Kraft Heinz na América do Norte.
Embora os corantes FD&C sejam aprovados há muito tempo pela Food and Drug Administration (FDA), a Kraft Heinz os emprega em poucos produtos. Como parte do processo, a empresa também incentiva os licenciados de suas marcas a eliminarem esses ingredientes.
Fonte: Mercado & Consumo
Comments