top of page

Mutações da varíola dos macacos estão ocorrendo 12 vezes mais rápido



O vírus responsável pela varíola dos macacos está sofrendo mutações em uma velocidade superior à esperada. Uma pesquisa realizada pelo National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos, aponta que a versão que causou o surto atual vem se modificando 12 vezes mais rápido. A descoberta sugere que a doença está mais contagiosa, afirmam os autores.


Os pesquisadores analisaram a estrutura genômica de 15 amostras do vírus para tentar rastrear as mutações. Normalmente, as mudanças no código genético de um vírus ocorrem apenas uma ou duas vezes por ano. No caso da varíola dos macacos, a variabilidade era tão grande que os cientistas acreditam que a circulação fora da África tenha começado ainda em 2018.


Desde o início do ano até o 15 de junho, cerca de 2 mil casos de varíola dos macacos foram registrados em 42 países fora da África, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.


Embora novos casos estejam sendo registrados a cada dia, o painel de especialistas reunido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) afastou a possibilidade de a doença ser declarada como uma nova emergência de saúde pública, categoria da Covid-19.


Casos no Brasil


A cepa em circulação está sendo considerada mais transmissível, mas é menos letal. No surto atual, não foram registradas morte em decorrência da doença. Até a última sexta-feira (24/6), o Brasil já tinha confirmado 17 casos de infecção pelo vírus.


A maioria dos pacientes infectados são homens que fazem sexo com homens, mas há dúvidas se o vírus é transmitido por contato sexual. O conhecimento estabelecido até aqui é de que o contágio acontece por contato próximo, especialmente com o líquido das bolhas que se desenvolvem no paciente.


Sintomas


O período de incubação do vírus da varíola dos macacos é entre sete a 21 dias. Os sintomas costumam aparecer entre o 10° e o 14° dia após a infecção.


Os primeiros sinais da doença são febre, mal-estar e dor. Cerca de três dias depois desses sintomas, os pacientes passam a apresentar bolhas pelo corpo – parecidas com as da catapora. A infecção pela varíola dos macacos termina em um período entre três e quatro semanas.


Fonte: Metrópoles

5 visualizações0 comentário
bottom of page