top of page

Ministério prevê lançamento de edital do Médicos pelo Brasil para dezembro e com 5 mil vagas


 
 

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (9) que irá lançar o primeiro edital do Médicos pelo Brasil — programa que substitui o Mais Médicos — em dezembro deste ano. A previsão é de que inicialmente sejam abertas 5 mil vagas, sendo que os profissionais selecionados devem começar a trabalhar em março de 2022.


O exame para a seleção dos candidatos deverá ser feito de forma presencial. Um dos requisitos será o registro em um Conselho Regional de Medicina (CRM). "O programa substituirá o Mais Médicos, e traz algumas novidades, como formação em medicina de família e comunidade, remuneração mais alta, avaliação de desempenho, progressão de carreira (com o objetivo de diminuir a rotatividade dos médicos), e gratificação para a atuação em áreas remotas e de saúde indígena", informou o Ministério em nota.

Além disso, os contratos do antigo Mais Médicos que ainda estão em vigência deverão continuar até o final dos prazos oficiais estabelecidos, segundo esclarecimento do governo federal. "É prioridade do Médicos pelo Brasil contemplar os municípios mais pobres e que mais necessitam dos serviços de saúde", disse o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara. Secretário da Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara — Foto: Paula Bittar/MS O programa Médicos pelo Brasil foi lançado em dezembro de 2019. Ele foi criado por meio de medida provisória assinada por Jair Bolsonaro em agosto daquele ano e aprovado por Câmara e Senado.

Durante o lançamento, o Ministério da Saúde informou que as vagas seriam preenchidas "principalmente" em municípios pequenos e distantes de grandes centros urbanos — as regiões Norte e Nordeste teriam 55% do total de vagas previstas para contratação.


Fonte: G1

16 visualizações0 comentário
bottom of page