top of page

Ministério da Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças


 
 

Um novo modelo de caderneta de saúde para as crianças começará a ser distribuido nos postos de saúde a partir de março. O Ministério da Saúde anunciou que a Caderneta da Criança foi reformulada para incluir ainda mais orientações para as famílias e novas ferramentas para ajudar no diagnóstico de condições genéticas.


O documento foi elaborado para ajudar pediatras e famílias a acompanharem o crescimento dos pequenos. Nele, é possível fazer anotações sobre o desenvolvimento da criança, registrar o histórico de vacinas, consultas de rotina e até histórico educacional. Além disso, a caderneta funciona como um material informativo, trazendo orientações sobre os cuidados com a saúde e a rotina dos filhos.


Agora, já em sua terceira edição, o material vem com novidades. A nova versão que começará a ser distribuída nos postos de saúde vem com o Checklist M-CHAT-R/F. Ele é um questionário que ajuda os especialistas a identificar pacientes com possível Transtorno do Espectro Autista (TEA). A recomendação é de que ele seja preenchido quando a criança completa 18 meses.


A nova versão da caderneta também virá com orientações sobre albinismo, informações sobre a importância da leitura em família e um novo design da capa, tanto na versão para meninos quanto na versão para meninas.


Toda criança tem direito a receber um exemplar do documento assim que nasce. Para adquirir um, basta ir a uma unidade básica de saúde (UBS) para se informar em como retirar um exemplar. Quem já tem uma das versões antigas da caderneta não precisa trocar pela nova. A segunda edição pode atender as crianças de até 9 anos de idade.


Fonte: Revista Crescer

5 visualizações0 comentário
bottom of page