top of page

Menor marca-passo do mundo, com apenas 2 gramas, é implantado em paciente por médicos de SP


 
 

Um paciente cardíaco de Carapicuíba, na Grande São Paulo, recebeu o que é considerado o menor marca-passo do mundo - ele é dez vezes menor que o aparelho convencional e pesa apenas 2g.


Foi a primeira cirurgia desse tipo realizada em um hospital da capital paulista e a segunda no país.

O aparelho eletrônico, responsável por ajustar o ritmo cardíaco, é da década de 1960. Desde então, o marca-passo evoluiu e agora deu um salto tecnológico. No último fim de semana, cirurgiões do Hospital Beneficência Portuguesa ajudaram a fazer história ao implantar um micro marca-passo no paciente que tem pouco mais de 50 anos. Luiz Carneiro, cardiologista do hospital que acompanha o paciente há um ano, disse que a ideia era colocar um stent, mas por se tratar de paciente renal crônico, a equipe decidiu implantar o marca-passo.

“Os benefícios vão ser a médio prazo porque antes do marca-passo o coração desse paciente funcionava a 100/110 batimentos por hora continuamente, o que é muito ruim para o coração, para a saúde de um coração que já é comprometido como é o caso dele. Com o marca-passo, ele já diminuiu a frequência para 80 por minuto, e daqui a poucos dias ou semanas isso vai ser diminuído para 70/60 batimentos por minuto, o que vai preservar muito mais o coração”, afirmou.

O menor marca-passo do mundo não é maior do que um comprimido, pesa 2 gramas e é justamente por ser tão pequeno e leve que é uma enorme revolução nas cirurgias do tipo: pode ser implantado dentro do coração.

A cirurgia durou três horas e foi um sucesso. Segundo o médico, o coração está agora batendo no ritmo esperado. Fonte: G1

12 visualizações0 comentário
bottom of page