top of page

Menino de 7 anos recebe diagnóstico de tumor cerebral após pais notarem sua falta de equilíbrio; entenda



Os pais de Aubrey Rothery, de 7 anos, sempre associaram o jeito de andar "desastrado" do filho com um surto de crescimento. No entanto, com o passar do tempo, as quedas e esbarrões apenas pioraram. Por isso, o casal resolveu levar o menino ao hospital. Após uma série de exames, foi descoberto que Aubrey tem um glioma pontino intríseco difuso (DIPG), um tipo de tumor cerebral raro, mais comum em crianças de 4 a 6 anos.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), eles são caracterizados por comportamento agressivo e crescimento rápido, com sobrevida média de 1 ano.


"Foi muito sutil no início, ele estava esbarrando em pedaços de mobília. Ele cresceu muito e é bastante desengonçado, animado e ativo e pensamos que ele simplesmente não estava percebendo para onde estava indo", contou Andrew Rothery, de 54 anos.


Quando o tumor foi descoberto, Aubrey foi encaminhado às pressas para o Hospital Infantil de Bristol, na Inglaterra, onde está recebendo radioterapia e esteroides para estabilizar sua condição enquanto um tratamento de longo prazo é analisado.


Com causa desconhecida, o glioma pontino intríseco difuso (DIPG) é dificilmente tratável. Por sua localização no cérebro, se torna inviável a realização de uma cirurgia para a remoção do tumor ou tumores sem danificar as partes saudáveis do órgão.


Sintomas do DIPG


Além das dificuldades no equilíbrio, outros sintomas relacionados ao glioma pontino intríseco difuso (DIPG) são:


  • Fala arrastada;

  • Dificuldade de respirar;

  • Movimentos oculares (nos olhos) estranhos;

  • Paralisia facial;

  • Dor de cabeça;

  • Náusea;

  • Vômitos.


Fonte: O Globo

19 visualizações0 comentário
bottom of page