top of page

Manaus recebe 95 novos médicos bolsistas do Programa Mais Saúde

A Atenção Básica à Saúde em Manaus será reforçada com a chegada de 95 médicos bolsistas do Programa Mais Saúde (Promais), aprovados no processo seletivo deste ano.

Com a chegada dos novos bolsistas, o programa passa a contar com 215 bolsistas, distribuídos nas zonas Norte e Leste da cidade, onde há maior presença de populações vulneráveis, seguidas pelas zonas Sul e Oeste, além da rural.

A Escola de Saúde Pública (Esap), responsável pelo programa, tem, hoje, mais de 14% da cobertura de saúde no município.

Programa

O Promais tem como diretrizes básicas a qualificação de profissionais, o aprimoramento do serviço ofertado e a ampliação do acesso na Atenção Primária à Saúde em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade de Manaus.

O programa tem como eixo estruturante a educação permanente em saúde, por meio da imersão em serviço, proporcionando aos profissionais o aprendizado baseado em vivências práticas do SUS.

“Desde o início do projeto da Escola de Saúde Pública, o prefeito compreendeu o Promais, com a necessidade de bolsas para os profissionais. Esses médicos vão utilizar todas as nossas Unidades Básicas de Saúde como campo prático e vão melhorar muito todo o atendimento da saúde no município”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e terá duração de 24 meses, aprimorando a formação acadêmica de profissionais da área da saúde, possibilitando aos bolsistas a vivência em práticas de saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Cada profissional receberá bolsa no valor de R$ 11 mil.

“Essa é a terceira acolhida, em um pouco mais de um ano da escola, que estamos fazendo a profissionais selecionadas para o Programa Mais Saúde Manaus e que vão atuar em campo, em regime de bolsa, para integrar o sistema único de saúde”, disse a diretora da Esap, Kassia Vesras Lima.

Fonte: G1

2 visualizações0 comentário
bottom of page