top of page

Mais de 2 milhões de testes de Covid estão parados em galpão do Ministério da Saúde em SP


 
 

Mais de dois milhões de Covid estão parados em um depósito do Ministérios da Saúde na Grande São Paulo. O Tribunal de Contas da União (TCU) quer explicações sobre a destinação desses kits.


São testes do tipo R-PCR, que vencem em um prazo curto: entre maio e junho. Eles estão no galpão do Ministério da Saúde, que fica próximo ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

O Ministério disse que 419 mil testes serão distribuídos antes do vencimento, e que 1,8 milhão estão sendo avaliados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade e que, após análise, serão distribuídos a estados e municípios.

Em novembro de 2020, o número de testes encalhados era ainda maior: quase sete milhões, com validade até janeiro de 2021. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão do prazo de vencimento por quatro meses. E, mesmo assim, há ainda grande quantidade para ser distribuída.

O TCU cobrou a distribuição imediata dos kits, e deu prazo até o dia 28 de abril (quarta-feira) para o Ministério da Saúde dar explicações. O Ministério não comentou a decisão do TCU.

O Brasil é um dos países que ainda tem uma testagem para Covid considerada baixa. No ranking de testes por milhão de habitantes, o Brasil aparece atrás dos vizinhos Chile, Uruguai e Argentina.

Fonte: G1

3 visualizações0 comentário
bottom of page