Hospital de Base ganha sistema que racionaliza gastos

Um novo sistema de gestão para melhorar a administração de todos os recursos humanos e materiais hospitalares começou a ser implantado pelo Instituto de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). O Hospital de Base (HB) foi o primeiro a receber a inovação tecnológica (ainda está sendo ajustada). Mas também estão sendo contemplados o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“É um salto que estamos dando na qualificação dos recursos humanos e sistemas, com foco, principalmente, na economia de recursos e melhor atendimento ao paciente. Agora, porque teremos um domínio muito maior de todos os nossos processos de trabalho”, ressaltou o diretor-administrativo do Iges-DF, Manoel Pafiadache.

O superintendente de Tecnologia da Informação (TI), Marcos Flávio de Souza, detalhou que o sistema gerencia informações estratégicas, administrativas, financeiras, clínicas e assistenciais, proporcionando uma gestão mais eficiente e melhor atendimento para os pacientes, assim como ocorre nos melhores hospitais do Brasil.

“O Instituto de Saúde está migrando de um simples prontuário eletrônico para um Sistema de Gestão Hospitalar que integrará os dados dos prontuários dos pacientes aos controles de estoques (farmácia e almoxarifado), ao financeiro e demais setores, aumentando o controle sobre o atendimento e os gastos”, ressaltou Souza.

Eficiência do sistema Os benefícios são a apuração de custos, redução do tempo para a classificação de risco e atendimento em razão da eficiência do sistema – além de monitoramento da produção dos profissionais, melhor gestão de documentos e exames laboratoriais e uso eficiente de todos os recursos disponíveis, resultando na melhoria da qualidade do atendimento.

“Futuramente, a ferramenta vai rastrear todos os medicamentos e insumos utilizados por paciente. Com a reunião de informações clínicas e assistenciais de todos os atendimentos, será possível mensurar exatamente quanto é gasto com cada paciente”, enfatizou Marcos Flávio.

A ferramenta também vai simplificar o armazenamento de dados, facilitando o dia a dia de médicos, equipe de enfermagem e demais profissionais de saúde, além de garantir a segurança do paciente.

Cronograma No Hospital de Base, já foram iniciados os módulos de controle de estoque, manutenção, lavanderia, contabilidade, financeiro, painel de indicadores, controle de fila e farmácia.

Há aproximadamente um mês, foi lançado o módulo prontuário eletrônico, voltado para enfermagem, médicos e equipe multidisciplinar. O sistema é usado nos serviços de classificação de risco, centro cirúrgico, pronto atendimento, internações, ambulatório, portaria, controle de salas, oncologia, laboratório, nutrição, higienização de leitos e gestão de documentos.

Principais benefícios

  1. Integração com processos de diversas áreas

  2. Ferramentas que dão suporte a decisões clínicas baseadas em evidências, conhecimento farmacêutico e equipamentos de monitorização do paciente.

  3. Garante a legibilidade absoluta das informações do prontuário.

  4. Otimiza a comunicação entre profissionais de saúde no atendimento ao paciente.

  5. Assegura a padronização e a eficiência dos processos clínico-assistenciais.

  6. Facilita a análise estatística das informações clínicas e a utilização de protocolos clínicos.

  7. Colabora com a satisfação dos pacientes por meio da agilidade proporcionada durante o atendimento.

  8. Contribui com a humanização do atendimento.

  9. Assegura as atividades realizadas pelos profissionais de saúde e garante a qualidade na assistência ao paciente

  10. Proporciona maior controle dos riscos e eventos adversos, aumentando a segurança do paciente.

  11. Contribui para a redução de custos com desperdícios de materiais e medicamentos.

  12. Viabiliza a substituição do SAME por um processo 100% digital, maximizando a segurança das informações.

  13. Atendimento mais rápido, ágil e dinâmico, além de uma abordagem mais humanizada.

  14. Identificação natural dos casos mais graves, garantindo a priorização à vida.

  15. Maior qualificação no serviço prestado aos pacientes.

  16. Organização do fluxo de pessoas nas urgências e emergências.

Com informações do Iges-DF

Fonte: Agência Brasília

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