top of page

Governo exclui prescrição, mas orienta consulta médica antes de vacinação de crianças


 
 

O Ministério da Saúde anunciou, no fim da tarde desta quarta-feira (05), a inclusão de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Imunização contra a covid-19.


A decisão veio após a realização de uma consulta pública com a população, encerrada no último dia 2 deste mês, e também de uma audiência pública que reuniu profissionais da área de saúde, especialistas e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Conass, realizada nesta terça (05).


Segundo o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a vacina para as crianças possui 1/3 da dose da versão aplicada em adultos. Ela foi desenvolvida pela Pfizer/Biontech especificamente para contemplar esse grupo.


Ao todo, o Brasil conta com 20 milhões de crianças nessa faixa etária atualmente. No caso de todas serem contempladas, serão necessárias 40 milhões de doses para imunização completa.


Neste primeiro momento, serão disponibilizadas 3,74 milhões de doses a serem enviadas para o Brasil a partir do próximo dia 13 de janeiro. Esse montante será divido e enviado ao longo de três semanas em lotes de 1,248 milhões de doses cada.


Assim que chegaram ao país, um cronograma de envio para os Estados será realizado.

Durante o pronunciamento, Queiroga se dirigiu aos pais e responsáveis das crianças. "Todos aqueles que quiserem vacinar os seus filhos, o Ministério da Saúde vai garantir doses da vacina e cuidará para que as normas recomendadas pela Anvisa, em relação a aplicação da vacina, sejam seguidas na ponta". E complementou, "espero que tenhamos sucesso nessa campanha".

Foto: Reprodução TV Brasil


Vacinação deve começar nos dias 14 e 15 de janeiro


O Ministério da Saúde disse que a expectativa é que dentro de 24 horas após a chegada dos imunizantes no país, eles sejam liberados para envio aos Estados. Diante disso e baseado nas experiências anteriores, a Pasta acredita que os estados já comecem a vacinação nos dias 14 e 15 de janeiro.


Recomendações do Ministério da Saúde para imunização em crianças:

- Pais e responsáveis devem consultar um médico antes de levarem as crianças para serem vacinadas;

- Vacinas devem ser aplicadas seguindo obediência criteriosa das recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária;

- Vacinação deve começar pelas crianças mais velhas;

- Crianças com comorbidades e de grupos indígenas deverão ser imunizadas primeiro;


Fonte: Folha Vitória

7 visualizações0 comentário
bottom of page