top of page

Funcionária denuncia infestação de escorpiões em hospital da Zona Leste de SP

Uma funcionária do Hospital Municipal Professor Waldomiro de Paula, em Itaquera, na Zona Leste da cidade de São Paulo, denuncia uma infestação de escorpiões, que teria começado na unidade de saúde neste mês de dezembro. Em nota, a Prefeitura disse que a região é “escorpiônica” e “não existe forma de exterminação do artrópode”, além de busca ativa e palestras.

A mulher, que preferiu não se identificar, disse ao G1 que a equipe encontra escorpiões em diferentes setores do Hospital Planalto, como é conhecido, quase todos os dias.

“Não soube de nenhum paciente que tenha se deparado com um escorpião e ninguém foi picado ainda, mas toda a equipe já viu, fez fotos e pisamos em ovos, precisamos ter cuidado”, contou a funcionária, que compartilhou imagens registradas por ela e por colegas do hospital com a reportagem.

Escorpiões são fotografados por funcionários no Hospital Planalto, em Itaquera, em dezembro de 2019 — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

Ela disse que os primeiros aracnídeos foram vistos nos andares mais altos, inclusive na UTI neonatal, disposta no 3º andar do prédio.

“Baratas sempre fizeram parte do no nosso dia a dia ali, mas faz quase um mês que os escorpiões têm aparecido com frequência, acho que devido ao início do verão e a mudança do clima. O hospital é antigo, tem condições ruins, estrutura velha”, considerou.

“Não é sujeira, a equipe de limpeza faz um trabalho impecável. A gente comunicou a supervisão e o administrativo, levamos potes com os animais, mas eles dizem que a região é endêmica e não vemos nenhuma providência ser tomada. Realmente, nenhuma das dedetizações que fazem surtem efeito, mas eu creio que tenha a ver com a estrutura antiga do prédio”, disse a funcionária.

Escorpiões têm sido vistos por funcionários no Hospital Planalto, em Itaquera, inclusive na UTI neonatal — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

O que diz a Prefeitura

Em nota, a direção do Hospital Municipal Professor Waldomiro de Paula, por meio da Prefeitura de São Paulo, disse que a região de Itaquera é considerada “escorpiônica” e que a Vigilância Sanitária atua por meio de palestras e buscas ativas, já que “não existe outra forma de exterminação do artrópode”.

Sobre a presença de baratas, a direção disse que foram realizadas duas dedetizações em outubro, três em novembro e uma na última quinta-feira (26).

“No que se refere à reforma da unidade, trata-se de recurso da Caixa Econômica Federal, que se encontra em tramitação, mas a manutenção preventiva e corretiva são realizadas, assim como a limpeza da unidade”, completou a Prefeitura de São Paulo em nota.

Escorpiões são flagrados por funcionários no Hospital Planalto, em Itaquera — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

Fonte: G1

4 visualizações0 comentário
bottom of page