top of page

Filha de Viih Tube nasceu com icterícia. Saiba mais sobre o sintoma



A ex-BBB Viih Tube revelou que sua filha Lua, fruto da relação com o também ex-BBB Eliezer, nasceu com icterícia. A menina chegou ao mundo no último domingo (9/4) na maternidade Pró-Mater, de São Paulo.


Icterícia é o termo usado para descrever uma coloração amarelada ou alaranjada na pele e nos olhos causado por um aumento, no sangue, de um pigmento amarelo chamado bilirrubina.


Em bebês, a cor amarelada aparece em primeiro lugar no rosto, depois no tórax e no abdômen, nas pernas e, finalmente, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Ao desaparecer, ela segue o caminho contrário, isto é, desaparece primeiro nos pés e pernas e, por último, no rosto.


Geralmente a icterícia surge após as primeiras 24h de vida e pode aumentar até o 4.° dia. A condição costuma desaparecer no 10.° dia.


Por que ocorre?


A bilirrubina é normalmente produzida no organismo pelo rompimento das células vermelhas do sangue e é eliminada pelas fezes após ser metabolizada pelo fígado. Se esse processo não acontece, há um aumento de bilirrubina no sangue e aparece a cor amarelada na pele.


Na maioria dos recém-nascidos, a icterícia ocorre porque, nos primeiros dias de vida do bebê, o fígado ainda não está completamente pronto e se encontra ainda limitado em sua habilidade de processar a bilirrubina. Isso não significa que haja alguma doença, apenas uma transição entre a vida dentro do útero e a vida após o nascimento.


“Banho de luz”


Em seus stories, Viih também mostrou a filha tomando “banho de luz” e desabafou: “Ela precisou de banho de luz por conta de icterícia. Meu coração doeu, porque não é fácil, mas conseguimos e tivemos alta depois”, concluiu.


O “banho de luz” consiste no tratamento com fototerapia, quando a criança é colocada sob um aparelho com várias lâmpadas fluorescentes ou de LED. A luz desencadeia uma alteração na estrutura da bilirrubina, facilitando o metabolismo e eliminação.


Em geral, este tratamento é necessário por um ou dois dias nos recém-nascidos, podendo ser maior nos prematuros ou naqueles que apresentam níveis muito altos de bilirrubina.


Fonte: Metrópoles

5 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page