top of page

EUA vão expandir vacinação contra a Covid-19 para 90% da população adulta até meados de abril


 
 

O Estados Unidos vão abrir a vacinação contra a Covid-19 para 90% dos adultos até 19 de abril, informou a Casa Branca nesta segunda-feira (29).


A ideia é que 90% desse público possa encontrar um posto de imunização a até 5 milhas — ou seja, pouco mais de 8 quilômetros — de casa. As diretrizes foram formalmente anunciadas pelo presidente Joe Biden nesta tarde. "Para a enorme maioria dos adultos, não será preciso aguardar até 1º de maio. Vocês poderão tomar a vacina em 19 de abril", anunciou o democrata. Biden fez menção a 1º de maio porque essa é a data colocada como meta pela Casa Branca. Até lá, quando marcarão 100 dias do novo governo, o presidente quer ter aplicado 200 milhões de doses. Isso representa o dobro da meta anterior, já alcançada. De acordo com levantamento da agência Bloomberg, 146 milhões de doses foram aplicadas até esta segunda, o suficiente para mais de 22% da população. Ao anunciar a abertura do plano de vacinação, Biden relembrou que a luta contra o coronavírus "ainda está longe de terminar" e reforçou a necessidade de adesão das pessoas às medidas de enfrentamento à pandemia para evitar uma quarta onda. "Usem máscaras! É um dever patriótico", destacou Biden. "Fizemos um grande avanço a respeito da Covid-19, mas novas variantes estão se espalhando rapidamente. Agora não é hora de de baixar a guarda — temos que segurar a onda enquanto vacinamos o país", disse Biden em mensagem nas redes sociais. Ao todo, segundo comunicado da Casa Branca, o número de farmácias credenciadas a aplicar as vacinas saltará de 17 mil para quase 40 mil nas próximas semanas.

Também haverá apoio financeiro para fornecer assistência com a logística das doses que devem ser aplicadas em idosos em situação de maior risco ou pessoas que não possam se locomover aos postos de vacinação. Nova York abre vacinação para maiores de 30 anos Alguns estados já iniciaram a vacinação em pessoas de fora dos grupos de riscos. No estado de Nova York, a expectativa é que a campanha para imunizar todos os maiores de 30 anos comece já nesta terça-feira (30). Na próxima semana, segundo o governador Andrew Cuomo, está prevista a abertura para os moradores maiores de 16 anos.

Mesmo com a vacinação acelerada, Cuomo alerta que as medidas de prevenção devem continuar até que uma parcela grande dos moradores tenha recebido as doses e que a transmissão, enfim, caia a níveis seguros. "Nós podemos ver a luz no fim do túnel, mas até chegarmos lá é mais importante do que nunca que todos usem máscaras, façam distanciamento social e sigam todos os protocolos de segurança", ressaltou. Nova York foi, há um ano, o estado atingido com mais gravidade pela pandemia. A situação melhorou após a imposição de um rígido confinamento, e o estado resistiu à segunda onda enquanto a situação piorava no restante do país. No entanto, no fim de 2020, os números voltaram a subir e a preocupar as autoridades locais.


Fonte: G1

1 visualização0 comentário
bottom of page