top of page

Engenheiro é o 1º do mundo a receber prótese de olho em 3D


 
 

O primeiro olho protético criado em uma impressora 3D está sendo testado em um paciente do Reino Unido. O engenheiro Steve Verze, de 47 anos, instalou a prótese no local onde ficava seu olho esquerdo na última quinta-feira (25/11), no hospital de oftalmologia Moorfields Eye, de Londres.


Segundo os médicos, a prótese possui um aspecto mais realista do que a tradicional feita em acrílico. “Eu preciso de uma prótese desde os 20 anos e sempre me senti inseguro sobre isso”, disse Verze em um comunicado à imprensa.

A inovação, que imita perfeitamente o órgão, utiliza de técnicas menos invasivas em relação aos outros procedimentos de implante. O encaixe de próteses tradicionais requer a retirada de um molde da cavidade ocular. Para o desenvolvimento da prótese 3D, essa informação é obtida de maneira digital.

“Outros olhos protéticos consistem em uma íris pintada à mão em um disco que é então embutido na órbita do olho. No entanto, o 3D foi projetado para ter uma definição mais clara e profundidade real para a pupila, disse o hospital no comunicado.
Mais conforto para os pacientes

O olho funcional de Verze foi examinado para garantir que os dois olhos tivessem a mesma aparência. “Quando saia de casa, não gostava do que via. Este novo olho está fantástico e, por ser baseado na tecnologia de impressão digital 3D, a expectativa é que só melhore ainda mais”, comemorou o paciente.


De acordo com o hospital de oftalmologia Moorfields Eye, a impressão 3D tem o potencial de diminuir pela metade o tempo necessário para desenvolver uma prótese ocular: de seis semanas para cerca de duas ou três. Um porta-voz disse à CNN que ensaios clínicos envolvendo mais pacientes devem começar em breve.


Fonte: Metrópoles

11 visualizações0 comentário
bottom of page