top of page

Encefalomielite Miálgica: sapatos mostram histórias de portadores da doença em ato em Brasília



Centenas de pares de sapato foram espalhados pelo gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã desta terça-feira (13). O ato chama atenção para os portadores da Encefalomielite Miálgica.


A doença crônica, que causa fadiga extrema em pacientes, ainda não tem protocolo oficial no Brasil, ou seja, não existe uma diretriz oficial sobre como deve ser o tratamento. Mais de 1,5 milhão de pessoas no país receberam o diagnóstico da doença.


Imagens do ato desta terça mostram os pares de sapato formando o sinal de "SOS", um pedido de socorro. Cada par pertence a um paciente que enfrenta a doença. Cartões colocados junto aos calçados contam história de pacientes que sofrem com a doença e a falta de informação.


A ação faz parte da campanha Vidas Invisíveis e foi idealizada pela ativista Ivana Andrade, com o apoio de organizações internacionais e nacionais.


"Saber que a doença existe é o primeiro passo, tanto para a formação de profissionais da saúde quanto para incentivar pesquisadores, e para que outros pacientes se identifiquem e entendam o que está acontecendo com o próprio corpo", diz Ivana Andrade.

Fonte: G1


Comments


© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram
logoportal1.png
bottom of page