top of page

Em Santarém, respirador é furtado de ambulância durante transferência de paciente com Covid-19


 
 

Um respirador portátil usado na transferência de pacientes com Covid-19 foi furtado de dentro de uma ambulância em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu por volta de 21h de segunda-feira (1) enquanto os profissionais de saúde se preparavam para fazer a transferência de um paciente com quadro clínico grave.


A ambulância estava estacionada em frente à Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), que atende exclusivamente pacientes com Covid-19.

Ao G1, a equipe que faria a transferência contou que ao retornar ao veículo percebeu a ausência do equipamento avaliado em cerca de R$ 70 mil. Para a equipe, além de ser um caso inusitado o furto também é considerado um desrespeito à saúde pública e ao cenário da pandemia. Tanto a ambulância quanto o respirador são de uma empresa terceirizada contratada para fazer transferências de pacientes da UPA-24h, Hospital Municipal de Santarém e Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil nesta terça-feira (2). Imagens de câmeras de segurança próximas à UPA estão sendo usadas para tentar identificar os autores da ação criminosa.

Para denúncias, a polícia orienta que as informações sejam repassadas ao Niop pelo 190.

A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas informou que está dando todo apoio a empresa prestadora de serviço que realiza o transporte dos pacientes da unidade através de uma ambulância. O fato ocorreu na área externa da recepção da UPA enquanto a equipe da ambulância conduzia um paciente para dentro da Unidade.

A direção orientou os colaboradores do plantão a ficarem à disposição para responder qualquer coisa que possa ajudar nas investigações. A UPA reforçou que quem souber de alguma informação repasse para empresa, pois se trata de um equipamento importante para o processo de transporte dos pacientes.


Fonte: G1

4 visualizações0 comentário
bottom of page