top of page

Duas crianças com menos de 5 anos morrem de Covid por dia no Brasil



Desde o início da pandemia houve uma média de duas mortes diárias de crianças de até 5 anos por Covid no Brasil, informa levantamento divulgado pelo Observa Infância, projeto ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No total, foram registrados 1.439 óbitos por Covid nesta faixa etária no período.


Segundo os dados obtidos pelos pesquisadores a partir das informações do Ministério da Saúde, 599 crianças com menos de 5 anos morreram em decorrência da doença em 2020. Em 2021, foram 840 mortes na faixa etária pela infecção e, entre 1º de janeiro e 13 de junho deste ano, 291 mortes.


O maior número de óbitos por Covid entre crianças de até 5 anos ocorreu na região Nordeste, foram cerca de 700. Na análise, foi apontado que bebês de 29 dias a 1 ano de vida são os mais vulneráveis, correspondendo quase à metade das mortes registradas.


Os dados se referem a óbitos em que a Covid-19 foi registrada como causa básica ou uma das causas da morte, quando a doença colaborou com o agravamento de alguma condição de risco pré-existente. O estudo do Observa Infância será publicado na Revista de Saúde Pública.


A vacinação de crianças menores de cinco ainda não está aprovada no Brasil. Na semana passada, os Estados Unidos começaram a vacinar crianças nesta faixa etária contra o coronavírus.


Fonte: Metrópoles

15 visualizações0 comentário
bottom of page