'Drive-thru' de testagem para Covid-19 tem fila gigante em Olinda



Uma fila gigante de carros foi formada para a realização de exames no centro de testagem para a Covid-19 no modelo "drive-thru", no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, nesta quinta-feira (24). A espera ultrapassava três horas para algumas pessoas. No local, o atendimento acontece sem necessidade de agendamento.

A fila começava antes da entrada para o Mirabilândia, segundo testemunhas. Os veículos ficaram parados em uma única faixa da Estrada de Belém. O motorista Antônio Galdino foi um dos que preferiu esperar. Ele afirmou que chegou ao local por volta das 7h e só conseguiu fazer o exame às 10h50.

O posto do Centro de Convenções era dedicado aos profissionais de saúde e segurança e, desde terça-feira (22), atende a todo o público. A estrutura funciona todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio. No local, também são realizados exames em quem chega a pé, o que gerou outra fila, com pessoas esperando embaixo do sol.

Nesses dois primeiros dias, foram realizados 962 exames de detecção do novo coronavírus no local, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Em nota, a pasta apontou também que, para atender a demanda e agilizar o atendimento, tem feito readequações na logística e incremento da equipe.

Carrros aguardam para entrar no Centro de Convenções, onde funciona drive-thru para exames de Covid-19, em Olinda, nesta quinta-feira (24) — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press Além do "drive-thru", o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), na Zona Oeste do Recife, também oferece exames para Covid-19 por livre demanda, de segunda a sexta, das 7h às 15h. Também é possível agendar para realizar o teste através da plataforma Atende Em Casa, disponível em 178 municípios do estado.

Podem realizar o teste pessoas com sintomas da doença e quem teve contato domiciliar com casos confirmados do novo coronavírus, segundo a Secretaria de Saúde. O acesso ao Centro de Convenções é pela Estrada de Belém. O local oferece, de forma gratuita e sem necessidade de agendamento prévio, dois exames que identificam o novo coronavírus no organismo humano. O RT-PCR, que analisa uma amostra coletada na narina e garganta para detectar a presença ou não do vírus ativo no organismo, e o teste rápido, feito com uma gota de sangue.

O RT-PCR é indicado para quem está com sintomas gripais até o sétimo dia do início do quadro, podendo, porém, ser estendido até o décimo dia, caso persistam os sintomas, segundo a SES. O teste rápido é voltado para os casos em que o paciente esteja há mais de sete dias do início dos sintomas e também com mais de 72 horas desde o desaparecimento dos sintomas, ainda de acordo com a secretaria. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o resultado do teste rápido sai em até 15 minutos, já o resultado do RT-PCR é enviado pelo e-mail ou disponibilizado no local para retirada.


Fonte: G1

5 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram